Pular para o conteúdo principal

Evangelização na Dinâmica do Espírito Santo

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”(Atos 2.8)
Textos: Mc 16.14-18; Jo 3.16; At 2.1-4,40-47;3.19; 4.32 e I Co 9.16.
Sem fogo não há evangelização. Ilust - O tição. Minha mãe pediu-me para buscar fogo na vizinha; ela deu-me um tição com brasa; saí correndo e cheguei com ele em chamas. “Quem fica observando o vento, nunca semeará, o que olha para as nuvens, nunca colherá ” (Ec 11.4).
A evangelização é a espinha dorsal da igreja da qual faz parte um grande elenco de ministérios. A igreja é vocacionada para abençoar o mundo. A igreja é agente de salvação, transformação e mudança. O Espírito Santo produz inspiração, transpiração e impulso para a proclamação do evangelho com ousadia.

 EVANGELISMO NA IGREJA PRIMITIVA

v  Era praticado sob a unção do Espírito Santo;
v  Não era uma aventura da carne (II Co 10.4);
v  O evangelismo não era e não é opcional (I Co 9.16);
v  Evangeliza-se e vive ou não se evangeliza e morre;
v  Evangeliza-se quando se tem um coração sensível à desgraça de quem está  na  rota
do inferno. Exortar uma igreja que não é apaixonada pelos perdidos, a fim de evangelizá-los, é o mesmo que tentar fecundar uma mulher estéril, a não ser que aconteça uma intervenção divina.

COMUNHÃO

v  “Era um o coração e a alma da multidão dos que creram ” (At 4.32);
v  A comunhão fortalece a igreja e atrai pecadores a Cristo;
v  Estimula a igreja a ter compaixão pelo pecador.
Sente-se que a secularização tem tornado a igreja muito árida.  Trabalha-se  tanto, todavia,  os frutos não são abundantes, porque há muitas atividades perfunctórias, rotineiras cujos resulta-dos  não são satisfatórios. Destarte há pessoas cansadas, frustradas, porque muitas redes estão vazias. (Ilust.). Fui pescar na praia com o Rev. Aser Ramos. Tentamos e nada pescamos, porque a água estava gelada. Fomos para a foz de um pequeno rio cujas águas estavam aque-cidas e pegamos muitos peixes. Pescaria de almas se faz com o coração aquecido pelo Espíri-to Santo. A LELUIA.

      PESQUISA QUE NOS DEIXA PREOCUPADOS

Segundo o teólogo, Oscar Culmann, “Jesus Cristo dirigiu 49,7% das suas palavras aos discípulos e 50,3% às pessoas fora do templo ”. Hoje, há pastores usando cerca de 70% a 80% do seu tempo com o rebanho. Pior ainda quando exercem atividades paralelas e deixam as ovelhas desassistidas. É preciso buscar o confronto da fé além dos portões do templo. A oração e a atitude ousadas desmantelam as fortalezas de Satã. Somente assim, alargam-se e demarcam-se os limites do reino de Deus. Jesus Cristo e os seus seguidores conquistaram grandes vitórias nas batalhas que travaram fora do templo. É urgente praticar o evangelismo na fronteira entre o céu e a terra, onde se trava uma grande batalha:
v  De um lado está Jesus Cristo com seus soldados lutando contra “ principados e potesta-
des ” para resgatar as almas  aprisionadas  que  passam a  viver nos  limites do  reino de Deus.
v  Do outro lado está o príncipe das trevas com suas “ tropas  infernais  rugindo”, a fim de sequestrar e manter as almas nos limites do inferno.
O Espírito Santo é o estrategista da igreja. Às vezes, fica-se atravancado nos  corre-   
dores construídos com os recursos da tecnologia pós-moderna. Planeja-se e  pede-se ao  Espí-
rito Santo para aprovar. Seria bom expressar: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós ”( Atos 15.28 ).
 O Espírito Santo tem o poder:
v  Que incomoda o profeta,
v  Que incomoda a igreja,
v  Que incomoda o mundo. Será que as pregações incomodam a nós e aos membros da igreja?

SOMOS CONVOCADOS, SOMOS ENVIADOS.

Deus chama, capacita e envia os seus escolhidos. Se quisermos  ser  bem  sucedidos, como fazedores de discípulos, devemos crer como eles creram, viver como  eles  viveram e  fazer os  sinais que  eles fizeram. A igreja que evangeliza está sempre em festa, porque é menos UM  para o inferno e mais UM para o céu.

SUGESTÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO

Comprei um livro e pedi ao escritor para autografá-lo. Ele olhou-me, autografou e perguntou – Você é pastor? Sim, respondi. – Então, ouça o Espírito Santo para que o povo ouça você. Na verdade, sempre tive medo de pregar o sermão que não deveria ser pregado; fazer a oração que não deveria ser feita, escrever algo que não deveria ser escrito, e assim por diante. Stanley Jones evangelizou M. Ghandi durante 30 anos. Ghandi disse - Stanley, eu aceito o seu Cristo, mas não aceito o cristianismo dos ingleses.
 Deve-se praticar o evangelismo ocasional. Ex.: A camisa do Botafogo tem uma estrela solitária – Jesus Cristo é a nossa Estrela; fazendo um lanche e rodando de táxi. Deve-se saber fazer a transição de um assunto para o outro. Dois adolescentes saíram para evangelizar e chegaram ao bar e disseram – Ô meu, queremos duas cocas e o seu coração para Jesus. O garçom assustou-se, mas aceitou o convite, foi à igreja e converteu-se. Deve-se levar a mensagem como embaixador de Cristo. Deus deseja fazer conosco o que Sansão fez com as raposas na seara dos filisteus (Jz 15.4). Sendo a igreja, o corpo de Cristo, é bem coerente pressupor que o seu estado de gravidez deva ser permanente. O Espírito Santo é o fecundador da igreja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Vaso de Alabastro

Fui pobre duas vezes – materialmente e espiritualmente. Alguém que tinha alma grande amou-me, acolheu-me, curou-me, sustentou-me e guiou-me. Por causa do avanço acelerado da tecnologia, o amor vai se tornando uma virtude rara, até entre os irmãos da santa grei.  Pobres, ah, os pobres! O rico pode ser pobre espiritualmente. Não obstante a sua riqueza, ele pode ser rico também (um pouco mais difícil) vivendo sob o senhorio de Jesus Cristo; o pobre materialmente pode ser rico. Triste é ser pobre duas vezes! Jesus definiu o palco da mensagem evangélica dizendo: Mt 11.5; 26.11; Lc 4.18 e fez uma advertência - “trabalhai não pela comid que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”(Jo 6.27).

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.