Pular para o conteúdo principal

Vale de Lágrimas


DEUS ESTÁ CONOSCO
     Reflexão para quem atravessa este vale.  A Sagrada Escritura é o Livro acima de todos os livros. Ela é a bússola que norteia o ser humano. Ela é o mapa no qual encontra o Tesouro imune ferrugem,
traça e ladrão. 

Quem de tal Tesouro toma posse, tem riqueza espiritual que lhe dá condições para atravessar “o vale da sombra e da morte,” enfrentar e suportar a dor da saudade na certeza de  conquistar a vitoria, porque este Tesouro é Jesus Cristo, o Senhor da vida biológica e eterna. Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5.4).

  Houve, em sua família, rompimento de laços conjugais, familiares e fraternos. Laços que jamais serão reconstruídos, senão a preservação pela saudade e a memória de quem se foi para sem-pre. “Deus atrai você com laços de amor.” São laços que não se rompem, quer creiamos ou não (Oséias 11.4).
     A Santa Bíblia nomeia muitos vales: Vale da decisão (Joel 2.14; Deus ajudará aos que sofrem a tomar decisão no sentido de amenizar os próprios sofrimentos; “Vale de Acor, “porta de esperança” (Oséias 2.15). O apóstolo Paulo afirma que “Jesus Cristo é a nossa única esperança” (I Tm 1.1). Esta esperança anima o coração que foi lancetado pela saudade e produz forças para suportar a dor da separação. O salmo 23 é lembrado no ensejo dos últimos momentos que comoveram, não somente a sua família, mas a família maior – Comunidade de Fé. 
     Ainda que folheemos todos os dicionários, não encontraremos palavras que expressem a profunda dor, mais que profunda dor, que abateu o coração de todos. A tristeza não chega sozinha. Jesus chega junto. Ele disse: “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). O amor de Deus, quão profundo amor, ultrapassa os limites de nossas palavras e ações. Ele chega onde as nossas palavras não chegam. “INVOCATO, NON INVOCATO, DEUS ADHERIT”- invocado ou não invocado, Deus está presente (Carl Gustav Jung). Pelo profundo amor que Deus revelou-nos, em Jesus Cristo, temos a certeza de que Ele está ao nosso lado. Ainda que virtualmente, nós abraçamos vocês com profundo sentimento de compaixão. Que o Senhor acompanhe vocês ao atravessarem este doloroso vale.
Abraço de compaixão e conforto.  
Pr. Trevenzoli.
                             


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

VARRENDO A CASA

(Lc  15.8-10) Modernização. Surgem meios modernos para fazer a limpeza, mas a vassoura continua sendo muito útil. Há milhões  de livros, mas a Bíblia é única. Há duas razões para se varrer a casa: varrer para manter a casa limpa higienizada. Ao amanhecer o dia inicia-se a tarefa. Varre-se para tirar o cisco e procurar o que foi perdido. Alguém apaga as lâmpadas. A escuridão domina, assim como as pessoas sem Cristo. Estão nas trevas.

O jovem mais belo e mais bem sarado

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Leia II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão, em  hebraico, אַבְשָלוֹם como o terceiro  filho  de  Davi  cuja mãe era Maaca. Havia uma grande desordem na  família  real.  Cada  filho  nascia  de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em muitas regiões do nosso País. Em II Sm 14.25,26, diz que não havia em  Israel  homem  mais belo e formoso do que Absalão.