Pular para o conteúdo principal

Total de visitas:

Vitórias e crises na Família moderna

Gn 2.22-25; II Rs 20.13; Dt 22.8
            INTRODUÇÃO
   Percebe-se que a mulher, com exceção, está ganhando espaço na sociedde e perdendo espaço no lar e o homem torna-se mais rebelde e sujeito a conquistas inconsequentes. A família, na pós-modernidade, segue cum-prindo sua missão sob o peso do rolo compressor do movimento que surgiu na Europa para desconstruir Bíblia, cristianismo, família, sociedade e nações. Esta desordem desencadeia crimes passionais e realça a prática do femicídio. As forças do mal ameaçam destruir o que Deus criou, todavia há exército com armas espirituais para derrotá-los.

Depois da conversão a Cristo, o passo mais importante é a constituição da família. « Esta é, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne. »  Os cônjuges que constroem no altar, laços de amor antes, durante e depois, não correm o risco de separação ficando a olhar com frustração,  um monte de ossos aqui e de carne acolá. Quem faz a separação? É o casal, o opositor de Deus ou ambos? « A mulher é vocionada por Deus para manter a chama do amor acesa no sacrário divino, que é o lar »(John O'Brien).
             A ação de Deus na vida dos cônjuges e a ação dos dois na presença de Deus, evitam a desagregação familiar. O casamento deve ter blindagem espiritual para evitar a ação virótica de Satânica diuturna. A família que obedece o decreto divino é abençoada e abençoadora. O casamento é um mistério que vai além da raciona-idade. Não é dado aos gêneros desvendar este mistério divino que faz dois corações pulsarem no mesmo ritmo.
Estribado no pressuposto bíblico, o matrimônio é vocacional. Deus inspira pessoas a assumirem este estado honroso. A missão a dois não tem fim em si mesmo. Sua dimensão não é apenas biológica, pois « O Brasil não precisa de homens e mulheres reprodutores e, sim, de educadores e formadores de caráter » (Içami Tiba). Ouve-se de líderes religiosos, terapeutas educadores que, na pós-moderna, que a família está rodopiando no seu tripé em busca de equilíbrio espiritual, emocional e social. Existem crises relacionais que devem ser curadas.
A  crise instala-se em virtude da falta de submissão, obediência e afastamento de Deus. « Antes de se casarem os cor-pos, as almas devem ser as primeiras a se csarem, porque vejo muitos corpos casados e muitas almas solteiras » (Belmiro Braga). Muitos corações sofrem pelo descompasso que causa a desagregação da família. A escritora negra, Carlina de Jesus expressou – O fogo nasce da pedra e a pedra nasce do chão; o amor nasce dos olhos e vai para o coração.
            'Os ácidos da pós-modernidade' causam o rompimento com Deus, família e o semelhante. De certo, há mais felicidade entre o céu e a terra do que se pensa. É preciso usar lentes de cristal para enxergar sinais na vi-a-três - Homem-Jesus Cristo-Mulher. Há conflitos devido à falta de diálogo e relacionamentos pré-nupciais. São imprescindíveis a maturidade espiritual, emocional, social, física e profissional para « construir a casa na rocha »
            A família é o núcleo mais importante da igreja, sociedade e nação. « Nenhuma nação é melhor do que a vida familiar do seu povo » (Collidge). A família assemelha-se a um castelo. Sua fortaleza está no seu interior para resistir às pressões externas. Quase toda igreja tem origem numa família. Nasceu, em nossa casa, 1948, São Vicente da Estrela, a igreja Metodista cujo pastor era o Rev. José de Freitas. Vive-se, hoje, a crise de pais ausentes e filhos carentes com a terceirizção da criação e educação dos filhos. « Na casa, o homem é a cabeça, a mulher é o coração » (A. Niedermeyer). A família brasileira enfrenta uma triste realidade.
            Constata-se que houve 180.050 divórcios e 160.685 separações judiciais sem contabilizar as clandesti-nas totalizando 340.735. Com a liberação da prática sexual libertina, a situação agravou-se muito gerando cerca de 2 mi 150 mil de adolescente gravidas. Infelizmente a família tornou-se refém deste sistema iníquo. O pior é que tal sistema está atingindo a igreja. Paulo disse: « Não vos conformeis com este século (dias atuais), mas transformai-vos pela renovação da vosssa mente... »(Rm 12.2a). O divórcio deixa traumas e mágoas irreparávis.
O divórcio, às vezes, é uma fuga em busca de interesses próprios. «  O amor não busca seus próprios interesses » ( 1 Co 13.5).
AFINAL, QUE É O CASAMENTO?
            De acordo com a Bíblia, Constituição do Reino de Deus, o casamento é a união de duas pessoas, do gênero masculino e feminino, que se amam mutuamente. Eles creem que, unidos por Deus, podem construir uma família cuja essência é o amor. Sem amor, o casamento é uma sociedade. Não deu certo, cada um pega sua trouxa e se manda em busca de aventuras. Pode ser uma decisão egoísta. Ninguém pode dessacralizar o que é sagrado. Havendo submissão de ambos a Deus, marido à mulher, mulher ao marido, os laços e votos são invul-neráveis. « NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; FAR-LHE-EI UMA AUXILIADORA QUE LHE SEJA IDÔNEA » (Gn 2.18).   
Pr. Valdemar Trevenzoli - bergertreve@oi.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.