Pular para o conteúdo principal

A sexualidade revelada através da mente e do corpo

Precisamos ter uma teologia correta com relação ao corpo. Deus valoriza o seu corpo e não salvou somente sua alma. Todo nosso ser deve ser apresentado a Ele, inclusive nossos “corpos como sacrifício vivo, santo e agradável” (Rm 12. 1). Ainda segundo Alan Medinger, a constituição física dos homens e das mulheres também fala sobre as diferenças entre os sexos. Vejamos alguns exemplos (observe que estes dados revelam aspectos gerais, e não diferenças universais):

Em primeiro lugar existem as diferenças genitais.
Os homens te uma constituição de 40% de músculos e 15% de gordura; as mulheres de 23% de músculos e 25% de gordura.
Homens têm coração e pulmões maiores, assim como mais hemoglobina no sangue, permitindo atividades físicas bem mais intensas que as mulheres.
O lado direito do cérebro é especializado em relacionamentos visuais e espaciais. Já o esquerdo em linguagem. Acredita-se que os homens e as mulheres operam de forma diferenciada quanto a seus cérebros. Parece que o cérebro masculino age de maneira mais lateralizada.
 “Corpus Callosum”. Este é o feixe de nervos que unem os dois hemisférios do cérebro humano. Ele é bem mais espesso nas mulheres do que nos homens, capacitando uma maior interação entre os dois hemisférios. O significado de tudo isso, parece ser que Deus criou o homem e a mulher tendo em vista certas diferenças naturais, as quais podem variar muito de uma pessoa para outra, porém tratam-se de diferenças que se complementam entre si. Cada cultura encontra uma forma de expressar e adaptar-se a tais distinções, apesar de que traços comuns aparecem em todas as culturas.

Ainda buscando a compreensão do sentido de ser homem e mulher segundo o que já foi posto até aqui, podemos resumir em algumas palavras as distinções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Vaso de Alabastro

Fui pobre duas vezes – materialmente e espiritualmente. Alguém que tinha alma grande amou-me, acolheu-me, curou-me, sustentou-me e guiou-me. Por causa do avanço acelerado da tecnologia, o amor vai se tornando uma virtude rara, até entre os irmãos da santa grei.  Pobres, ah, os pobres! O rico pode ser pobre espiritualmente. Não obstante a sua riqueza, ele pode ser rico também (um pouco mais difícil) vivendo sob o senhorio de Jesus Cristo; o pobre materialmente pode ser rico. Triste é ser pobre duas vezes! Jesus definiu o palco da mensagem evangélica dizendo: Mt 11.5; 26.11; Lc 4.18 e fez uma advertência - “trabalhai não pela comid que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”(Jo 6.27).

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.