Pular para o conteúdo principal

A sexualidade revelada através da mente e do corpo

Precisamos ter uma teologia correta com relação ao corpo. Deus valoriza o seu corpo e não salvou somente sua alma. Todo nosso ser deve ser apresentado a Ele, inclusive nossos “corpos como sacrifício vivo, santo e agradável” (Rm 12. 1). Ainda segundo Alan Medinger, a constituição física dos homens e das mulheres também fala sobre as diferenças entre os sexos. Vejamos alguns exemplos (observe que estes dados revelam aspectos gerais, e não diferenças universais):

Em primeiro lugar existem as diferenças genitais.
Os homens te uma constituição de 40% de músculos e 15% de gordura; as mulheres de 23% de músculos e 25% de gordura.
Homens têm coração e pulmões maiores, assim como mais hemoglobina no sangue, permitindo atividades físicas bem mais intensas que as mulheres.
O lado direito do cérebro é especializado em relacionamentos visuais e espaciais. Já o esquerdo em linguagem. Acredita-se que os homens e as mulheres operam de forma diferenciada quanto a seus cérebros. Parece que o cérebro masculino age de maneira mais lateralizada.
 “Corpus Callosum”. Este é o feixe de nervos que unem os dois hemisférios do cérebro humano. Ele é bem mais espesso nas mulheres do que nos homens, capacitando uma maior interação entre os dois hemisférios. O significado de tudo isso, parece ser que Deus criou o homem e a mulher tendo em vista certas diferenças naturais, as quais podem variar muito de uma pessoa para outra, porém tratam-se de diferenças que se complementam entre si. Cada cultura encontra uma forma de expressar e adaptar-se a tais distinções, apesar de que traços comuns aparecem em todas as culturas.

Ainda buscando a compreensão do sentido de ser homem e mulher segundo o que já foi posto até aqui, podemos resumir em algumas palavras as distinções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

VARRENDO A CASA

(Lc  15.8-10) Modernização. Surgem meios modernos para fazer a limpeza, mas a vassoura continua sendo muito útil. Há milhões  de livros, mas a Bíblia é única. Há duas razões para se varrer a casa: varrer para manter a casa limpa higienizada. Ao amanhecer o dia inicia-se a tarefa. Varre-se para tirar o cisco e procurar o que foi perdido. Alguém apaga as lâmpadas. A escuridão domina, assim como as pessoas sem Cristo. Estão nas trevas.

O jovem mais belo e mais bem sarado

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Leia II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão, em  hebraico, אַבְשָלוֹם como o terceiro  filho  de  Davi  cuja mãe era Maaca. Havia uma grande desordem na  família  real.  Cada  filho  nascia  de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em muitas regiões do nosso País. Em II Sm 14.25,26, diz que não havia em  Israel  homem  mais belo e formoso do que Absalão.