Pular para o conteúdo principal

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10
-INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.

Há ovelhas com todos tipos de “pedigree”. Não comem qualquer coisa e nem bebem qualquer água. Há ovelhas que ficam amontoadas no aprisco (igrejas). Só vêm para comer, beber e pronto. Há ovelhas espalhadas pelos campos que estão fracas, doentes, com fome, sede e, até sem poder andar, que precisam ser apascentadas. Philipp Keller disse que a ovelha que se sente insegura e é acometida de vermes, parasitas não dorme direito. Hoje, há muitos produtos modernos como bernicidas, vermicidas e pesticidas para combater essas doenças. As ovelhas do Senhor, também são acometidas de males espirituais, sociais, patológicos, psicopatológicos e psiconeuroses. O pastor deve estar atento assistindo-as curando, sustendo e guiando.
Há uma tendência, hoje, de não se confiar plenamente em Cristo. Daí o fato de se ficar muito arraigado ao mundo. “É o crente Raimundo, que tem um pé na igreja e o outro no mundo.”
Desde a meninice aprende e apreende os conceitos materialistas, humanistas, científicos. Por isso, não é fácil distinguir a voz de Deus das demais vozes que ecoam aos nossos ouvidos: “este é o meu amado Filho; a ele ouvi” (Lc 9.28).
Sempre estamos ocupados conosco mesmos. Cuida-se do barraco (corpo) onde moramos, beleza exterior e descuida-se do morador (EU) beleza interior. O grande filósofo Platão afirma que “o belo interior é mais essencial do que o belo exterior.” Quando a situação começa a ficar embaraçosa, bota a boca no trombone e corre para Deus.
O homem da pós-modernidade é frustrado. Corre como um louco na roda-viva em busca de TER ao invés buscar o SER. Muitos cristãos estão correndo atrás do vento em busca da prosperidade material. Há uma chuva ácida atingindo a vida de muitos crentes/cristãos nominais prejudicando seu relacionamento com Deus e como o seu semelhante.
Há dezenas de vozes estranhas e influências desastrosas seduzindo, induzindo, ganhando espaço e atenção das pessoas, família, igreja e sugando tempo e dinheiro.
Às vezes, permitimos a intromissão de falsos conselheiros, falsos protetores e falsos guias ao invés de ouvirmos a voz do bom pastor. Podem ser até pessoas do nosso convívio familiar e circulo de amizade. Muitas vezes fazemos concessões perigosas. Alerta, pois!
Conceitos que podem envenenar a vida: a-Humanismo que descentraliza Cristo para centralizar o homem que se torna um semideus e dono do seu destino; b-Materialismo. A razão principal da vida é adquirir valores, sucesso, acumular coisas e títulos não se importando com a personalidade, caráter e vida espiritual. São façanhas mirabolantes e diabólicas das quais devemos escapar (Ef 6.10-21).
FINALMENTE
       Vive-se de acordo como que se crê.
a) Você crê que Jesus e o seu bom Pastor?
b) Você aceita que o seu pastor é autoridade espiritual sobre sua vida?
d) Você é uma ovelha obediente a Jesus e ao seu pastor?
e) Você é uma ovelha que conhece e ouve a voz do seu pastor? Então, dê graças a Deus, porque você não ouve e nem segue o estranho.
       Preste a atenção!
A humanidade tem duas classes de pessoas:
UMA, que está sob o domínio de Cristo, o bom pastor, que tem poder  absoluto para  libertar o escravo do pecado, dar a vida abundante e a vida eterna;
OUTRA, que está sob o domínio de Satanás, que tem poder relativo para escravizar, matar e  jogar a alma no inferno (Mt 10.28).
       A qual dos senhores você é submisso? A Jesus Cristo que liberta, dá vida abundante e a vida      eterna?  OU a Satanás que escraviza, mata e joga a alma no inferno?
                                   A DECISÃO É SUA, AMIGO LEITOR

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Vaso de Alabastro

Fui pobre duas vezes – materialmente e espiritualmente. Alguém que tinha alma grande amou-me, acolheu-me, curou-me, sustentou-me e guiou-me. Por causa do avanço acelerado da tecnologia, o amor vai se tornando uma virtude rara, até entre os irmãos da santa grei.  Pobres, ah, os pobres! O rico pode ser pobre espiritualmente. Não obstante a sua riqueza, ele pode ser rico também (um pouco mais difícil) vivendo sob o senhorio de Jesus Cristo; o pobre materialmente pode ser rico. Triste é ser pobre duas vezes! Jesus definiu o palco da mensagem evangélica dizendo: Mt 11.5; 26.11; Lc 4.18 e fez uma advertência - “trabalhai não pela comid que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”(Jo 6.27).