Pular para o conteúdo principal

A vida de uma Criança - REFLEXÃO

“Educa a criança no caminho em que deve andar e quando envelhecer lembrar-se-á e não se desviará dele” (Pv 22.6).
Dou-me conta de que sou privilegiado ao compor esta reflexão sobre o Dia da Criança. Olhos arregalados e brilho nos olhos. As redes comerciais estão mais interessadas em auferir lucros do que no significado deste dia. Lembro-me de minhas meninices de cinco a doze anos. Minha vida tinha limites estabelecidos. Cuidei de galinhas, ajuntei ovos, tratei de porcos, tangi bezerros, ajudei a fazer queijos e aguei hortaliças. Brinquei de pique será, será pegá, balanço, pião, pipa, corrupio, zumzum, chicotinho queimado e inventei outros brinquedos. Esse lazer chegou ao limite de oito anos, pois tive que iniciar a profissão de lavourista. 
Escola, nem pensar! Fiquei triste, muitas vezes ao ver as crianças brincando no recreio. Somente aos dezesseis anos, após a morte do meu pai, iniciei meus estudos interno em quatro colégios trabalhando e estudando até terminar o curso na Faculdade de Teologia na capital de São Paulo.
Pequena história:
Meu pai deu-me ordem para buscar a Roseira no pasto. Ela era muito brava por ser a primeira cria. Fiquei apavorado e tremia de medo. Ah, se eu não fosse! Fui beirando a cerca. Escondi-me atrás de uma moita.  Fechei as narinas e imitei o bezerrinho. A vaca levantou a cabeça, pôs a cauda no dorso e disparou para o estábulo.
“Os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127.3). A disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29. 15). Deus vocacionou o homem e a mulher para constituírem o lar. O homem por decreto divino é gestor da missão paternal e a mulher cumpre a missão maternal.
Terceirização:
Muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos para responder ao assédio do consumismo compulsivo exigindo de ambos o trabalho porta afora. A criança com tenra idade é retirada do aconchego materno para uma creche e perde o colo, cheiro da genitora e o afeto maternal. Por melhor que seja a cuidadora não fará o papel da mãe. Sem dúvida, surgem os primeiros traumas emocionais por falta deste convívio.
Construção do caráter:
Esta missão inicia-se antes do nascimento do ser humano de acordo com os princípios da eugenia. Esta missão executa a pauta em 3D (três dimensões): “sabedoria,  estatura e em graça diante de Deus e dos homens (Lc 2.52).
O pastor e psicólogo H. Emerson Forsight, ao tomar conhecimento de que não haveria mais ensino religioso nas escolas dos States, profetizou: “Brevemente a nossa sociedade estará sob ameaça de pequenos e grandes monstros”. Lá, como aqui, estão à solta e praticando toda a sorte diabruras.
A família é a oficina do caráter. Cada família tem sua forja para modelar o caráter da criança, adolescente e do jovem nos princípios da fé e nos postulados da honradez, tornando-se fios de prata e de ouro para construir o tecido de uma sociedade menos hipócrita e menos exploradora dos valores da juventude. “Ninguna nación  es mejor que la vida  hogareña de su pueblo”- Nenhuma nação é melhor do que a vida familiar de seu povo(C.Coolidge).
A doutora Otília Chaves, insigne cristã disse: ”Com a criança que temos no presente, pagaremos no futuro uma dívida do passado”. Há um clamor no sentido de reformar o caráter do povo brasileiro e isto não se faz apenas com decretos de governos, mas observando a Constituição Divina e praticando-a.
O papa Francisco Bergoglio, ao tomar conhecimento das manifestações, aconselhou o governo brasileiro a investir na juventude que recebe estímulos em suas retinas, que projetam imagens, que vislumbram o futuro promissor ou não da Pátria Mãe, gentil.
Que Deus, o Criador desta pródiga e abençoada TERRA DE SANTA CRUZ, ajude-nos a construir uma sociedade onde todos, indistintamente tenhamos o direito de usufruir dos bens que Deus deixou-nos. Não se pode esquecer-se do lema francês: liberdade, igualdade e fraternidade. Que haja mais ordem e mais progresso. Salve 12 de outubro! Que de vergonha o céu não fique rubro pela devassidão que campeia no Solo Brasileiro.             
                                           O DIA DE UMA CRIANÇA GREGA
No século V a. C nasce a PEDAGOGIA cujos gestores são os filósofos Platão, Aristóteles e Sócrates, expoentes da cultura grega. Citamos, abaixo, algumas práticas abrangentes e sequenciais na formação do caráter da criança, adolescente, jovem e adulto.
1.        Mal o dia surgia, o menino acordava e o pedagogo que, com a sua lanterna, o ajudava a lavar-se e vestir-se;
2.        Após a refeição da manhã, o pedagogo acompanhava o menino à palestra onde ia aprender música e ginástica;
3.        Depois de um banho, o menino regressava a casa para almoçar;
4.        À tarde regressava novamente à palestra para ter agora lições de leitura e sua escrita;
5.        De regresso a casa, e sempre acompanhado pelo pedagogo, o menino estudava as suas lições, fazia os trabalhos de casa, jantava e ia deitar-se. 
6.        Não existiam fins de semana nem férias, exceto os frequentes dias de festivais religiosos ou cívicos, que constituíam bons dias de descanso para os jovens gregos (cf. Castre 1962: 65).
                                                                                  Pastor e educador Valdemar Trevenzoli
                                                                                  Site:www.pastortrevenzoli.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Vaso de Alabastro

Fui pobre duas vezes – materialmente e espiritualmente. Alguém que tinha alma grande amou-me, acolheu-me, curou-me, sustentou-me e guiou-me. Por causa do avanço acelerado da tecnologia, o amor vai se tornando uma virtude rara, até entre os irmãos da santa grei.  Pobres, ah, os pobres! O rico pode ser pobre espiritualmente. Não obstante a sua riqueza, ele pode ser rico também (um pouco mais difícil) vivendo sob o senhorio de Jesus Cristo; o pobre materialmente pode ser rico. Triste é ser pobre duas vezes! Jesus definiu o palco da mensagem evangélica dizendo: Mt 11.5; 26.11; Lc 4.18 e fez uma advertência - “trabalhai não pela comid que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”(Jo 6.27).

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.