Pular para o conteúdo principal

O jovem mais belo e mais bem sarado

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz.
Leia II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33
A Bíblia nomeia Absalão, em  hebraico, אַבְשָלוֹם como o terceiro  filho  de  Davi  cuja mãe era Maaca. Havia uma grande desordem na  família  real.  Cada  filho  nascia  de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em muitas regiões do nosso País. Em II Sm 14.25,26, diz que não havia em  Israel  homem  mais belo e formoso do que Absalão. 

Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de malhação, não era bombado,  mas  tinha o corpo bem sarado. Seus cabelos eram longos e cacheados. Eram cortados uma vez ao ano e pesavam dois quilos e setecentos gramas. Absalão usava uma essência misturada com ouro em pó a fim de que cabeleireira ficasse dourada. Na  linguagem  jovem, Absalão era um gatão. Foi arranhado,  arranhou  muitas,  ficou  arranhado, e no  final,  morreu cedo e tragicamente.
Absalão mandou matar seu irmão Amnom, porque abusou de sua irmã Tamar, praticando o incesto. Depois fugiu para Talmai. O jovem rebelde conspirou contra o seu próprio pai para derrubá-lo do trono. Trapaceando, conspirou contra seu pai e arregimentou cinquenta homens com carros e cavalos que iam adiante dizendo Absalão reinou em Hebrom,  e com mais duzentos soldados, formava um pequeno exército. Davi fugiu para o deserto, porque não queria lutar contra seu filho Absalão.
Joabe matou Absalão. O jovem formoso montado em seu mulo, embaraçou-se nos galhos de um grande carvalho ficando suspenso pelos cabelos entre o céu e a terra, pois o mulo saiu disparado. Joabe veio e traspassou o seu peito com três dardos. Estando Absalão ainda vivo, vieram dez jovens lanceiros e o mataram. Cusi, o enviado de Joabe, correu para dar a triste notícia. Quando Davi percebeu a chegada de Cusi, perguntou duas vezes: “Tudo vai bem com o mancebo, Absalão?” Findou-se a vida do jovem cheio de sonhos. O rebelde estava morto. O rei Davi, andando e chorando, dizia: “ Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!”
É uma história triste, mas tem uma grande lição para a vida. A beleza espiritual e moral é a essência vida. Há um provérbio muito antigo: “ mens sana in corpore sano,” mente sã num corpo são. Deve-se ter o espírito são, mente sã em corpo são. Desta forma, a vida está completa. “De que maneira o jovem purificará o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra,”(Sl119.9). Deverasmente sou muito preocupado com a nossa juventude. O Rev. Zaqueu Ribeiro disse: “A juventude pervertida é fruto de uma geração sem Deus.” Constata-se que a sociedade vive um momento de profunda crise espiritual e ética. A bem da verdade, não se pode culpar totalmente a juventude pela bandalha, despudor e violência que domina a mídia. O jovem ocupará espaço de dignidade e honradez na igreja e na sociedade, quando sua vida estiver sob os cuidados de Jesus Cristo. Deus abençoe você na conquista de novos ideais e na concretização de seus sonhos!  Pr.Trevenzoli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Você é um seguidor ou discípulo?

O PERFIL DO SEGUIDOR E DO DISCÍPULO:
O SEGUIDOR ESPERA PÃES E PEIXES (Mt 4.4), MAS O DISCÍPULO É UM PESCADOR (Lc 5.10).
O SEGUIDOR LUTA POR CRESCER (Jo 15), MAS O DISCÍPULO LUTA POR REPRODUZIR (Mt 28.19), O SEGUIDOR É CONDICIONADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS (Mc 4.37-38), MAS O DISCÍPULO APROVEITA-AS PARA EXERCITAR SUA FÉ ( 2Co 4.8-11),          O SEGUIDOR VALE, PORQUE SOMA (Lc 9.33), MAS O DISCÍPULO VALE, PORQUE MULTIPLICA (At 4.4; 6.1).
O SEGUIDOR GOSTA DE AFAGO  (Jo 13.25);, MAS O DISCÍPULO GOSTA DO SERVIÇO E DO SACRIFÍCIO (1P e 2.5).
 O SEGUIDOR É VALIOSO (Lc 12.7 ), MAS O DISCÍPULO É INDISPENSÁVEL (At 1.8; 2Tm 2.15).
No dia em que os seguidores e discípulos de Cristo puserem em prática estes princípios bíblicos, provocarão nervosismo naquele que  se levanta com suas hostes contra o reino de Deus. De nada adiantará, porque ele será derrotado pelo SANGUE DO CORDEIRO. Aleluia!

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.