Pular para o conteúdo principal

Orientações para a Plantação de Igrejas

QUEM PROCLAMA O EVANGELHO, COM OBJETIVO DE RESGATAR O PECADOR, DEVE ESTAR PREPARADO PARA PERCORRER UMA VIA-CRÚCIS.
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo para colher os seus feixes” (Sl 126.6).
Verba volant scripta manent – As palavras voam, os escritos ficam.
“Pensai e deixai pensar” (John Wesley). Escrevei e deixai escrever. Falai e deixai falar, desde que não haja dessacralização.
PLANTAÇÃO DE IGREJAS: Não há vaidade no que escrevo sobre vitórias alcançadas e os percalços na vida de missionários. Quem disser que é fácil executar o projeto de “Plantação de Igrejas,” está equivocado. Quem tem consciência da desgraça daquele que está na rota do inferno, está credenciado para exercer a missão de plantar igrejas. Entendo um pouco de agricultura, porque fiz um breve curso de técnicas agrícolas. Dou graças a Deus pelo privilégio de ajudar a plantar e restaurar 34 igrejas em sete estados brasileiros. Apascentar ovelhas saradas, perfumadas, com lã branca, de certa maneira, é “mamão com açúcar ” ir ao encalço de ovelhas empestadas, com hálito do inferno é doloroso, mas gratificante. Outrora éramos caçados por Cristo e hoje somos caçadores de almas para o seu aprisco. Se o rurícola semeasse o grão de cereais como semeamos o evangelho, já teríamos morrido de fome.

MÃOS A OBRA: É preciso sair da zona de conforto, encher a aljava de setas ungidas e dispará-las contra as setas de Satanás, o roubador, matador e destruidor de vidas (Jo 10.10). “Eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos” (Lc 10.3). Estimulados pelo Espírito Santo saímos à procura de "mortos nos seus delitos  e pecados” (Ef. 2.1), à semelhança de caçador de guaiamu. Não tem medo de lama e nem de sua Poá (Sl 69.2). Alguém me tirou do lamaçal. Estou convicto de que o único Estrategista da igreja é o Espírito Santo e não o homem. Para exercer a missão, coube-nos a árdua tarefa de inserção na sociedade através de várias atividades. Minha esposa lecionou em dois turnos, sem pró-labore, na Escola da missão. Lecionei no Colégio Batista cujo ganho era usado na assistência social, conforme autorização da Junta de Missões. À noite, preparava alunos para o ginásio. A paixão pelo resgate de almas era diuturna. Levamos cerca de 80 parturientes a hospitais, como também, enfermos para internação e consultas. Como é bom servir!

PREÇO PAGO: Pagamos alto preço para deixar sinais inapagáveis na missão. Há pastores e membros de igreja que têm preferência por sombra, água fresca e zona de conforto. “O evangelho não é elixir de bem-estar social” (Steuernagel), outros adotam política a fim de ganhar emprego (Misericórdia!) e uns poucos avestruzam nas universidades ou em atividades seculares. A Igreja é uma mãezona, porque dá tudo, não fiscaliza e não se atem ao PCB (Plano de Custo Benefício) “dos trabalhadores na vinha.” Há, também, pastores que estão a zelar de peixinhos dourados em aquários, pois no fim do mês têm pagamentos e muitos benefícios. Há uma plêiade de pastores e pastoras com um relevante cabedal cultural, mas quanto ao focal point
missionário deixam a desejar.


PROVAÇÃO: Fomos provados em nossa fé com choro, lágrimas e morte, quando plantamos a Igreja Metodista, em Vitória da Conquista, BA. Laura foi acometida de uma pré-eclâmpsia,  descolamento de retinas e morte fetal de nossa filha Berenice, aos nove meses. Dr. Esaú e Dr. Jetro, médicos batistas, prestaram-nos socorro com uma junta médica. O Médico dos médicos acompanhou todos os procedimentos “no vale da sombra da morte” (Sl 23.4). Não tínhamos recursos e nem plano de saúde. Deus proveu e Laura reviveu. Sepultamento de Berenice. Preparei o funerário, fui ao cemitério e, quase sem poder falar, oficiei sepultamento. Cinco pessoas estavam presentes nas exéquias: Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, eu e o coveiro. “Deus dedit, Deus abstulit, sit nomem benedictum” - O Senhor deu, o Senhor tomou, seja bendito o nome do Senhor!

VIA DOLOROSA: Após 15 dias sem resultado positivo, os médicos prepararam um avião por conta própria a fim de levar minha parceira de missões para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Dr. Esaú fez mais uma tentativa receitando um remédio que seria a solução, mas as farmácias estavam fechadas. Procurei o irmão Ubaldino Filgueira, que já estava de pijama, mas ciente da urgência foi à sua farmácia e entregou-me  o remédio. Antes da meia noite Laura ingeriu o pequeno comprimido e, logo a seguir começou a fazer efeito e um barulho no seu estômago. Ela estava hidrópica e verteu muito líquido. A visão foi restabelecida depois de 15 dias e Laura reassumiu suas atividades na missão. Essa foi a nossa via dolorosa que me levou a fazer um lamento: Ó Deus meu! Esta é a hora do teu milagre, do nosso milagre, porque tu disseste: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas e nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

CONFIRMAÇÃO DE MILAGRES: Após 45 anos, uma oftalmologista solicitou o mapeamento computadorizado de retinas e constatou duas cicatrizes resultantes de cirurgias. Laura não se submeteu a nenhuma cirurgia durante os 15 dias e nem depois. Ninguém explica o milagre do Médico invisível. É crer somente. Outros milagres: três centros de candomblé perto da missão encerraram suas atividades após ouvirem as pregações do evangelho. Um umbandista desafiou-me no templo e eu lhe disse: em nome de Jesus e no poder do seu sangue, peço-lhe, por favor, sente-se e, ele o fez. Converteu-se e três meses depois foi batizado. Uma mãe de santo entrou no templo, vestida a caráter e disse: hum, hum, entrei no lugar errado. Eu lhe disse: não, a senhora está no lugar certo. Quase ao terminar o sermão, ela levantou-se e disse - Eu estou liberta e tornou-se uma missionária de Jesus Cristo. Certo psicólogo, planejava suicídio. Cheguei a tempo, exorcizamos o matador e, durante três meses, estudamos a Bíblia com o casal que se converteu e ele trabalha na missão batista como pastor. Graças ao Senhor pelas vitórias!

FRUTOS ABUNDANTES: Jamais deixamos de acompanhar os nossos sucessores denodados que seguiram cuidando e cumprindo a missão com zelo, paixão, avançando e definindo novos rumos para a conquista de vitórias em Conquista. O crescimento foi tão relevante que os levou a “alongar o
espaço das tendas.” Em 47 anos, a missão cresceu 1.880% totalizando 1.500 membros e sete igrejas. Se seguíssemos o exemplo desse spread missionário, teríamos uma classificação melhor no ranking das denominações evangélicas. O acervo administrativo oneroso, falta de visão (Não havendo revelação divina o povo perece (Pv 29.18), e visão utópica atravancam o crescimento demográfico da igreja. Há urgência de pró-atividade na execução de projetos missionários bem elaborados. “Não basta ser cristão, é preciso viver como cristão. Quero ver a igreja nas ruas” (Bergoglio). A igreja que se enclausura afeiçoando-se aos bolsões humanos nos cultos vespertinos e não expressa sua fé além do portão do templo, pode arrefecer. O teólogo Oscar  Cullman afirma que Jesus usou 50,3% do tempo com o povo e autoridades e 49,7% com os discípulos. Como você usa o tempo que Deus lhe põe à disposição?

FINALMENTE: O Rev. Rogers viajou em gozo de  furlough (2 anos de licença) e deixou Heleno para cuidar da igreja e evangelizar. Ao retornar dos States, foi ao templo e Heleno fez-lhe uma surpresa: Apresentou-lhe uma lista de 30 pessoas convertidas para ele batizar. Jesus está à procura de homens e mulheres desta estirpe que façam surpresas a seus pastores. “Já é tempo de deixarmos de polir as nossas armas na caserna e sair para a batalha espiritual” (Heinhard Bonnke). “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Evangeliza-se e vive ou não se evangeliza e morre. Não se esqueça, Deus tem um projeto para nós e ninguém nos impedirá de executá-lo. Nós estamos construindo para a eternidade. Glórias a Deus, pelas proezas no solo baiano, mineiro, capixaba, paulista e fluminense! É imensa a alegria de sermos escolhidos para trabalhar nesta missão tão gloriosa atribuída a anjos, mas delegada a nós por divina providência. Hasteamos a bandeira do Evangelho que tremula ao sopro do Espírito Santo.

Vou completar 84 anos de idade e 59 de pastoreio. Não encerrei a carreira, porque assistimos aos usuários de narcótico e entorpecente. Aqui terminamos esta pequena epístola. Que ela lhes seja proveitosa.

Pr. Trevenzoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Você é um seguidor ou discípulo?

O PERFIL DO SEGUIDOR E DO DISCÍPULO:
O SEGUIDOR ESPERA PÃES E PEIXES (Mt 4.4), MAS O DISCÍPULO É UM PESCADOR (Lc 5.10).
O SEGUIDOR LUTA POR CRESCER (Jo 15), MAS O DISCÍPULO LUTA POR REPRODUZIR (Mt 28.19), O SEGUIDOR É CONDICIONADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS (Mc 4.37-38), MAS O DISCÍPULO APROVEITA-AS PARA EXERCITAR SUA FÉ ( 2Co 4.8-11),          O SEGUIDOR VALE, PORQUE SOMA (Lc 9.33), MAS O DISCÍPULO VALE, PORQUE MULTIPLICA (At 4.4; 6.1).
O SEGUIDOR GOSTA DE AFAGO  (Jo 13.25);, MAS O DISCÍPULO GOSTA DO SERVIÇO E DO SACRIFÍCIO (1P e 2.5).
 O SEGUIDOR É VALIOSO (Lc 12.7 ), MAS O DISCÍPULO É INDISPENSÁVEL (At 1.8; 2Tm 2.15).
No dia em que os seguidores e discípulos de Cristo puserem em prática estes princípios bíblicos, provocarão nervosismo naquele que  se levanta com suas hostes contra o reino de Deus. De nada adiantará, porque ele será derrotado pelo SANGUE DO CORDEIRO. Aleluia!

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.