Pular para o conteúdo principal

Orientações para a Plantação de Igrejas

QUEM PROCLAMA O EVANGELHO, COM OBJETIVO DE RESGATAR O PECADOR, DEVE ESTAR PREPARADO PARA PERCORRER UMA VIA-CRÚCIS.
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo para colher os seus feixes” (Sl 126.6).
Verba volant scripta manent – As palavras voam, os escritos ficam.
“Pensai e deixai pensar” (John Wesley). Escrevei e deixai escrever. Falai e deixai falar, desde que não haja dessacralização.
PLANTAÇÃO DE IGREJAS: Não há vaidade no que escrevo sobre vitórias alcançadas e os percalços na vida de missionários. Quem disser que é fácil executar o projeto de “Plantação de Igrejas,” está equivocado. Quem tem consciência da desgraça daquele que está na rota do inferno, está credenciado para exercer a missão de plantar igrejas. Entendo um pouco de agricultura, porque fiz um breve curso de técnicas agrícolas. Dou graças a Deus pelo privilégio de ajudar a plantar e restaurar 34 igrejas em sete estados brasileiros. Apascentar ovelhas saradas, perfumadas, com lã branca, de certa maneira, é “mamão com açúcar ” ir ao encalço de ovelhas empestadas, com hálito do inferno é doloroso, mas gratificante. Outrora éramos caçados por Cristo e hoje somos caçadores de almas para o seu aprisco. Se o rurícola semeasse o grão de cereais como semeamos o evangelho, já teríamos morrido de fome.

MÃOS A OBRA: É preciso sair da zona de conforto, encher a aljava de setas ungidas e dispará-las contra as setas de Satanás, o roubador, matador e destruidor de vidas (Jo 10.10). “Eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos” (Lc 10.3). Estimulados pelo Espírito Santo saímos à procura de "mortos nos seus delitos  e pecados” (Ef. 2.1), à semelhança de caçador de guaiamu. Não tem medo de lama e nem de sua Poá (Sl 69.2). Alguém me tirou do lamaçal. Estou convicto de que o único Estrategista da igreja é o Espírito Santo e não o homem. Para exercer a missão, coube-nos a árdua tarefa de inserção na sociedade através de várias atividades. Minha esposa lecionou em dois turnos, sem pró-labore, na Escola da missão. Lecionei no Colégio Batista cujo ganho era usado na assistência social, conforme autorização da Junta de Missões. À noite, preparava alunos para o ginásio. A paixão pelo resgate de almas era diuturna. Levamos cerca de 80 parturientes a hospitais, como também, enfermos para internação e consultas. Como é bom servir!

PREÇO PAGO: Pagamos alto preço para deixar sinais inapagáveis na missão. Há pastores e membros de igreja que têm preferência por sombra, água fresca e zona de conforto. “O evangelho não é elixir de bem-estar social” (Steuernagel), outros adotam política a fim de ganhar emprego (Misericórdia!) e uns poucos avestruzam nas universidades ou em atividades seculares. A Igreja é uma mãezona, porque dá tudo, não fiscaliza e não se atem ao PCB (Plano de Custo Benefício) “dos trabalhadores na vinha.” Há, também, pastores que estão a zelar de peixinhos dourados em aquários, pois no fim do mês têm pagamentos e muitos benefícios. Há uma plêiade de pastores e pastoras com um relevante cabedal cultural, mas quanto ao focal point
missionário deixam a desejar.


PROVAÇÃO: Fomos provados em nossa fé com choro, lágrimas e morte, quando plantamos a Igreja Metodista, em Vitória da Conquista, BA. Laura foi acometida de uma pré-eclâmpsia,  descolamento de retinas e morte fetal de nossa filha Berenice, aos nove meses. Dr. Esaú e Dr. Jetro, médicos batistas, prestaram-nos socorro com uma junta médica. O Médico dos médicos acompanhou todos os procedimentos “no vale da sombra da morte” (Sl 23.4). Não tínhamos recursos e nem plano de saúde. Deus proveu e Laura reviveu. Sepultamento de Berenice. Preparei o funerário, fui ao cemitério e, quase sem poder falar, oficiei sepultamento. Cinco pessoas estavam presentes nas exéquias: Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, eu e o coveiro. “Deus dedit, Deus abstulit, sit nomem benedictum” - O Senhor deu, o Senhor tomou, seja bendito o nome do Senhor!

VIA DOLOROSA: Após 15 dias sem resultado positivo, os médicos prepararam um avião por conta própria a fim de levar minha parceira de missões para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Dr. Esaú fez mais uma tentativa receitando um remédio que seria a solução, mas as farmácias estavam fechadas. Procurei o irmão Ubaldino Filgueira, que já estava de pijama, mas ciente da urgência foi à sua farmácia e entregou-me  o remédio. Antes da meia noite Laura ingeriu o pequeno comprimido e, logo a seguir começou a fazer efeito e um barulho no seu estômago. Ela estava hidrópica e verteu muito líquido. A visão foi restabelecida depois de 15 dias e Laura reassumiu suas atividades na missão. Essa foi a nossa via dolorosa que me levou a fazer um lamento: Ó Deus meu! Esta é a hora do teu milagre, do nosso milagre, porque tu disseste: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas e nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

CONFIRMAÇÃO DE MILAGRES: Após 45 anos, uma oftalmologista solicitou o mapeamento computadorizado de retinas e constatou duas cicatrizes resultantes de cirurgias. Laura não se submeteu a nenhuma cirurgia durante os 15 dias e nem depois. Ninguém explica o milagre do Médico invisível. É crer somente. Outros milagres: três centros de candomblé perto da missão encerraram suas atividades após ouvirem as pregações do evangelho. Um umbandista desafiou-me no templo e eu lhe disse: em nome de Jesus e no poder do seu sangue, peço-lhe, por favor, sente-se e, ele o fez. Converteu-se e três meses depois foi batizado. Uma mãe de santo entrou no templo, vestida a caráter e disse: hum, hum, entrei no lugar errado. Eu lhe disse: não, a senhora está no lugar certo. Quase ao terminar o sermão, ela levantou-se e disse - Eu estou liberta e tornou-se uma missionária de Jesus Cristo. Certo psicólogo, planejava suicídio. Cheguei a tempo, exorcizamos o matador e, durante três meses, estudamos a Bíblia com o casal que se converteu e ele trabalha na missão batista como pastor. Graças ao Senhor pelas vitórias!

FRUTOS ABUNDANTES: Jamais deixamos de acompanhar os nossos sucessores denodados que seguiram cuidando e cumprindo a missão com zelo, paixão, avançando e definindo novos rumos para a conquista de vitórias em Conquista. O crescimento foi tão relevante que os levou a “alongar o
espaço das tendas.” Em 47 anos, a missão cresceu 1.880% totalizando 1.500 membros e sete igrejas. Se seguíssemos o exemplo desse spread missionário, teríamos uma classificação melhor no ranking das denominações evangélicas. O acervo administrativo oneroso, falta de visão (Não havendo revelação divina o povo perece (Pv 29.18), e visão utópica atravancam o crescimento demográfico da igreja. Há urgência de pró-atividade na execução de projetos missionários bem elaborados. “Não basta ser cristão, é preciso viver como cristão. Quero ver a igreja nas ruas” (Bergoglio). A igreja que se enclausura afeiçoando-se aos bolsões humanos nos cultos vespertinos e não expressa sua fé além do portão do templo, pode arrefecer. O teólogo Oscar  Cullman afirma que Jesus usou 50,3% do tempo com o povo e autoridades e 49,7% com os discípulos. Como você usa o tempo que Deus lhe põe à disposição?

FINALMENTE: O Rev. Rogers viajou em gozo de  furlough (2 anos de licença) e deixou Heleno para cuidar da igreja e evangelizar. Ao retornar dos States, foi ao templo e Heleno fez-lhe uma surpresa: Apresentou-lhe uma lista de 30 pessoas convertidas para ele batizar. Jesus está à procura de homens e mulheres desta estirpe que façam surpresas a seus pastores. “Já é tempo de deixarmos de polir as nossas armas na caserna e sair para a batalha espiritual” (Heinhard Bonnke). “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Evangeliza-se e vive ou não se evangeliza e morre. Não se esqueça, Deus tem um projeto para nós e ninguém nos impedirá de executá-lo. Nós estamos construindo para a eternidade. Glórias a Deus, pelas proezas no solo baiano, mineiro, capixaba, paulista e fluminense! É imensa a alegria de sermos escolhidos para trabalhar nesta missão tão gloriosa atribuída a anjos, mas delegada a nós por divina providência. Hasteamos a bandeira do Evangelho que tremula ao sopro do Espírito Santo.

Vou completar 84 anos de idade e 59 de pastoreio. Não encerrei a carreira, porque assistimos aos usuários de narcótico e entorpecente. Aqui terminamos esta pequena epístola. Que ela lhes seja proveitosa.

Pr. Trevenzoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO: