Pular para o conteúdo principal

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12
“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”.
FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

I- ESPÍRITO
O espírito é a parte mais nobre do homem. É o elemento que ocupa a região mais interior do ser humano. Ele é um dom muito especial que o homem recebeu, através do qual ele pode comunicar-se com Deus e, somente por ele, se pode compreendê-Lo e adorá-Lo. “Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.24).
O espírito é o elemento que leva o homem a ter a consciência de Deus. O Espírito de Deus habita no espírito do homem, o eu (ego) habita na alma, enquanto que todos os sentidos habitam no corpo. Por meio do espírito o homem tem acesso a Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo ou com outra entidade, (?) dependendo de sua opção. O nosso espírito está em contato com o “Espírito Santo que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Por conseguinte, o meu espírito exerce influência sobre a minha alma.
O espírito transmite sua mensagem à alma e a alma exercita o corpo para obedecer  ordem do espírito. Espírito Santo (terceira pessoa da trindade, (Gn 1.2, At 2.4); O espírito do homem (I Co 2.11; Rm 8.16; Zc 12.1, Ec 12.7, Mt 27.50), espíritos imundos (Lc 11.24, At 8.7).
II- ALMA
A alma é o órgão estimulador da vida (anima em latim). É o órgão da vontade livre do homem. A alma inclui o intelecto, que nos ajuda no de existência e emoções que procedem dos sentidos. A alma revela a personalidade, a autoconsciência. A alma tem o poder do livre arbítrio.
A alma transmite ao corpo o que o espírito recebeu do Espírito Santo. Na verdade, a alma é o eixo de todo o ser. Quando a alma toma a posição de humildade, o espírito dirige todo o homem. Se fizer o contrário ela se escraviza. Então, surge a batalha espiritual devido ao conflito entre os dois.
A alma possui elementos que definem os seres humanos: intelecto, pensamento, ideais, amor, emoção, discernimento, escolha e decisão. Por meio da alma somos capazes de expressar amor ou ódio, sentir alegria ou tristeza, ira ou paz, sensibilidade ou insensibilidade ao toque divino.
A alma está entre dois universos – espírito e corpo. Ela está ligada ao mundo espiritual, através do espírito e ao mundo material através do corpo. A alma possui, também, o poder do livre arbítrio. O espírito exerce influência sobre a alma e a alma exerce influência sobre o corpo. O homem tem pleno direito de decidir por si mesmo. Ele pode escolher seguir a vontade de Deus ou resistir e seguir a Satanás. O resultado pode ser bom ou mau.
III- CORPO
É a parte corpórea, material, visível. São os meios de vida ou subsistência. Através do corpo o homem está em contato com o mundo exterior e sensual. O corpo é que nos dá a consciência do mundo. O corpo é o lado mais inferior. Infelizmente, gastam-se muito mais tempo com ele. O homem tem mais zelo com a casa de barro do que com o espírito e a alma. Quanto mais cuidado se tem com o espírito e a alma, melhor ficará a casa de barro. Há muitas almas que estão aprisionadas nessa casa. “Spiritus sano, mens sana in corpore sano”- Um espírito são, uma alma sã em um corpo são”.
Para que sejamos o “Templo do Espírito Santo, é necessário que os três estejam em perfeita harmonia. Se houver conflito em uma das áreas, configurar-se-á o que se nomeia a psicossomatização que desencadeia outros conflitos mais sérios como doenças herdadas, adquiridas e produzidas. Todavia, existem provações e doenças permitidas por Deus para chicotear a natureza rebelde.
A psiconeurose tem sido um dos mais graves problemas de saúde na pós-modernidade. As pessoas estão com medo de si mesmas, de todos e de tudo. Alguém disse – Tenho medo de mim mesmo e não me conheço. O problema é que o homem tornou-se autossuficiente. Quando isso acontece, ele se basta a si mesmo, não precisa de mais ninguém e sucumbe na próxima curva da história.
Ainda que sejam relevantes as suas ações como assistência social, atividades religiosas frenéticas ou místicas. Se isso não procede de uma confiança completa no Espírito Santo, são carnais e, portanto, rejeitadas por Deus. É preciso, e urgentemente, discernir se é o Espírito Santo que sopra sobre os nossos shows (demonstrações) ou é o espírito enganador, ou saliência da carne.
Deus opõe-se, rejeita tudo que pertence à carne, a despeito das aparências exteriores. Seu veredicto é: a carne deve morrer. “A inclinação da carne é para a morte; a inclinação do Espírito, para a vida e paz” (Rm 8.1-11). “Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é faca” (Mt 26.41).
FINALMENTE...
O espírito é o elemento com o qual o homem, pelo livre arbítrio, se relaciona com Deus ou  com  Satanás. Há dois senhores: Jesus Cristo, que desescraviza, liberta e abre espaço para o novo homem na rota do céu; Satanás, que escraviza, mata e abre espaço para o velho homem na rota do inferno.
Há dois poderes sobrenaturais: Poder de Deus e poder Satânico. O poder de Deus é absoluto e o de Satã é relativo. “O que é nascido de Deus o maligno não lhe toca” (I Jo 5.18), (Tg 4.7), (Ap 12). “Maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I Jo 4.4). O Espírito Santo exerce influência sobre o meu espírito, que exerce influência sobre a minha alma, que exerce influência sobre o meu corpo.
Quando as três áreas da vida são controladas pelo Espírito Santo, não há conflito. Os conflitos, na maioria das vezes, são produzidos por nossa rebeldia e desobediência a Deus. Enfim, o nosso corpo, essa casa de barro, no dizer de Platão, sofre as descargas, os efeitos do desequilíbrio entre o espírito e a alma. Por exemplo: uma casa tem um para-raio que deve ter capacidade de suportar descargas elétricas. Do contrário, tudo quanto for eletrônico poderá ser danificado. Assim é a vida do homem.
 Deus espera que tenhamos bom para-raio espiritual para resistir aos dardos que são lançados contra nós. Acontece que, muitas vezes, estamos rodando na contramão da espiritualidade. Aí, não tem jeito, quem está na rota de colisão só dá trombada e leva trombada. “Satanás age do exterior para o interior e Deus age do interior para o exterior. Nem Deus e nem o Diabo podem fazer qualquer obra, sem primeiro obter nosso consentimento, porque a vontade do homem é livre” (Watchman Nee). Baseado em princípios normais, pode-se dizer que, sob a orientação de Deus, “o espírito é a patroa, a alma é o mordomo e o corpo é o criado.” A patroa dá ordem ao mordomo, que dá ordena ao criado que cumpre.
Você está em harmonia com Deus, com Jesus Cristo e com o Espírito Santo? Então, você está como Deus gosta. No mais, tudo estará bem em sua vida, não obstante as lutas que terá de enfrentar, porque o inimigo de nossas almas não gosta de ver ninguém bem com Deus.
Esta reflexão foi inspirada e adaptada do Livro “O Homem Espiritual” de Watchman Nee.
Juiz de Fora, 11 de janeiro de 2015.
Pr. Trevenzoli – Velho guerreiro. Quase 84 anos.
Email: bergertreve@oi.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

O Vaso de Alabastro

Fui pobre duas vezes – materialmente e espiritualmente. Alguém que tinha alma grande amou-me, acolheu-me, curou-me, sustentou-me e guiou-me. Por causa do avanço acelerado da tecnologia, o amor vai se tornando uma virtude rara, até entre os irmãos da santa grei.  Pobres, ah, os pobres! O rico pode ser pobre espiritualmente. Não obstante a sua riqueza, ele pode ser rico também (um pouco mais difícil) vivendo sob o senhorio de Jesus Cristo; o pobre materialmente pode ser rico. Triste é ser pobre duas vezes! Jesus definiu o palco da mensagem evangélica dizendo: Mt 11.5; 26.11; Lc 4.18 e fez uma advertência - “trabalhai não pela comid que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”(Jo 6.27).

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.