Pular para o conteúdo principal

DIA NACIONAL DA CRIANÇA

“ Educa a criança no caminho em que deve andar e quando envelhecer lembrar-se-á e não desviará dele” ( Pv 22.6).

PEQUENA RESENHA DE MINHA VIDA.

         Dou-me conta de que sou privilegiado ao refletir sobre o Dia da Criança. Olhos arregalados e brilho nos olhos. O comércio está mais interessado no lucro do que no signifi-cado deste dia.     
         Lembro-me de minha  meninice  de cinco a oito  anos. Eu tinha limites e escala de ser- viços definidos. Cuidei de galinhas, ajuntei ovos, tratei de porcos, tangi bezerros para o estábulo, ajudei a fazer queijos e cuidei de hortas. Brinquei de pique será, será pegá, balanço, pião, pipa, corrupio, zumzum, chicotinho queimado e inventei outros brinquedos.

          Meu pai era colonizador italiano. Por decisão dele iniciei as atividades na lavoura com oito anos de idade. Ele preparou e deu-me um “cacumbu”, enxada pequena, para lavrar a ter-ra durante o dia. Estudar? Nem pensar! Chorei ao ver crianças a brincarem no recreio. Após a morte de meu pai, aos dezesseis anos de idade, ainda analfabeto, saí de casa para iniciar a carreira estudantil. Fiquei interno em quatro colégios durante quinze anos sendo que, os últimos cinco anos na Faculdade de Teologia onde me qualifiquei para ser pastor metodista.
          “Os filhos são herança do Senhor” (Sl 127.3).A disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29. 15). Ao homem, Deus deu a missão paternal e, à mulher, missão maternal para a construção do LAR.  O coração e a mãe são a primeira escola da criança.  O consumismo compulsivo exige que a genitora trabalhe e os filhos perdem o cheiro, aconchego e o afeto da mãe quando é levado para a creche ou escola. Não se vê com bons olhos a terceirização da educação dos filhos, porque gera problemas na família, sociedade e Nação. O berço ainda é a primeira escola onde se inicia a formação do caráter e recebe lições de vida. Infelizmente, há evidência de que aMultimídia usurpa, exerce influência maléfica e enfraquece o PODER PÁTRIO na formação do caráter da juventudeEsta missão inicia-se antes de a criança nascer, de acordo com os princípios da eugenia. A pauta desta missão tem base em três pressupostos bíblicos: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos ho-mens ( Lucas 2.52 ).  O pastor e psicólogo, H. Emerson Forsight, quando se deu  conta de que o  ensino da Escritura Sagrada foi abolido das escolas  nos States e alertou: ” brevemente
a nossa sociedade será ameaçada por  pequenos e grandes monstros.” Lá, como aqui, os  monstros  estão em evidência. “A MÃO QUE EMBALA O BERÇO GOVERNA O MUNDO” (Abraham Lincoln). 
A família é a oficina do caráter.  Cada família tem a sua oficina para construir o caráter de seus filhos nos princípios sagrados e da honra tornando-se fios de prata e de ouro para se construir o tecido da sociedade a fim de que ela seja menos hipócrita e deturpadora dos valores mais altos substituindo-os por valores  rasteiros.“ Ninguna nación  es mejor que la vida hogareña de su pueblo”- Nenhuma nação é melhor que a vida familiar de seu povo”(C. Coolidge, Educador Argentino.) ”Com a criança que temos no presente, pagaremos no futuro uma dívida do passado,” (Dra. Otília Chaves). Ao construir-se o  caráter  da juventude, constrói-se uma  nação  que  tem prumo e te rumo. O Brasil precisa e com urgência, reformar o caráter do  seu  povo, e isto não se faz apenas com decretos e criando mais leis, pois nem todas as que temos são cumpridas a rigor. Deve-se respeitar  e pôr em prática as duas Constituições que temos – do Cristianismo e do Brasil.

O DIA DA CRIANÇA GREGA

No século V a.C, alguns filósofos gregos preocupados com a educação das crianças e inicia-aram o um movimento pedagógico, como se pode ver: algumas práticas usadas na formação do caráter das crianças.
1.Mal o dia surgia, o menino acordava e o pedagogo com sua lanterna, o ajudava a lavar-se e a vestir-se;
2.Após a refeição da manhã, o pedagogo acompanhava o menino à palestra onde aprendia música e ginástica;
3.Depois de um banho, o menino regressava a casa para almoçar;
4.À tarde, regressava novamente à palestra para ter agora,  lições de leitura e sua escrita;
5.De  regresso à casa, e sempre acompanhado pelo pedagogo, o menino estudava as suas lições, fazia os trabalhos de casa, jantava e ia deitar-se;
6.Não existiam fins  de semana  nem férias, exceto os dias de festivais  religiosos ou cívicos, que eram para o  descanso para todos.
(cf. Castle, 1962: 65).

SALVE O DIA DA CRIANÇA!

           Pastor e educador Valdemar Trevenzoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Você é um seguidor ou discípulo?

O PERFIL DO SEGUIDOR E DO DISCÍPULO:
O SEGUIDOR ESPERA PÃES E PEIXES (Mt 4.4), MAS O DISCÍPULO É UM PESCADOR (Lc 5.10).
O SEGUIDOR LUTA POR CRESCER (Jo 15), MAS O DISCÍPULO LUTA POR REPRODUZIR (Mt 28.19), O SEGUIDOR É CONDICIONADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS (Mc 4.37-38), MAS O DISCÍPULO APROVEITA-AS PARA EXERCITAR SUA FÉ ( 2Co 4.8-11),          O SEGUIDOR VALE, PORQUE SOMA (Lc 9.33), MAS O DISCÍPULO VALE, PORQUE MULTIPLICA (At 4.4; 6.1).
O SEGUIDOR GOSTA DE AFAGO  (Jo 13.25);, MAS O DISCÍPULO GOSTA DO SERVIÇO E DO SACRIFÍCIO (1P e 2.5).
 O SEGUIDOR É VALIOSO (Lc 12.7 ), MAS O DISCÍPULO É INDISPENSÁVEL (At 1.8; 2Tm 2.15).
No dia em que os seguidores e discípulos de Cristo puserem em prática estes princípios bíblicos, provocarão nervosismo naquele que  se levanta com suas hostes contra o reino de Deus. De nada adiantará, porque ele será derrotado pelo SANGUE DO CORDEIRO. Aleluia!

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.