“Educa a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6).
DIA DA CRIANÇA
O homem e a mulher têm a vocação de Deus para projetar o lar e organizar a família. O homem, por decreto divino, cumpre a missão paternal e a mulher cumpre a missão maternal. “Os filhos são herança do senhor”(Sl 127.3). “A disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Pv 29.15).
TERCEIRIZAÇÃO. Muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, para responder ao assédio do consumismo selvagem exigindo trabalho porta afora. A criança é retirada do aconchego materno para uma creche maternal perdendo o colo, carinho, cheiro da genitora e o afeto maternal.
CONSTRUÇÃO. O lar é a oficina para a construção caráter. Esta missão inicia-se antes do nascimento da criança de acordo com os princípios bíblicos e da eugenia. Esta missão põe em prática a educação em três dimensões -3D “ sabedoria, estatura e em graça diante de deus e dos homens” (Lc 2.52).
O Pastor e psicólogo H. Emerson Forsight, ao tomar conhecimento de que não haveria mais ensino religioso nas escolas dos states, profetizou: “brevemente a nossa sociedade será visitada por pequenos e grandes monstros. ”Lá, como aqui, os monstros estão em evidência.
A família é a oficina do caráter. Cada família tem sua forja para moldar o caráter da criança, adolescente e jovem nos princípios da fé e nos postulados da honradez usando fios de prata e de ouro a fim de que o tecido de nossa sociedade seja sem hipocrisia e exploração da juventude. “Ninguna nación es mejor que la vida hogareña de su pueblo”- Nenhuma nação é melhor do que a vida familiar de seu povo (C. Collidge). A doutora Otília Chaves, insigne cristã metodista disse: ”Com a criança que temos nas mãos no presente, pagaremos no futuro, a dívida do passado.”
Ao construirmos o caráter da criança, adolescente e jovem, estamos construindo uma nação que tem prumo e tem rumo. O Brasil precisa e com urgência, reformar o caráter do seu povo, e isto não se faz apenas com decretos de governos, mas observando a constituição divina - BÍBLIA SAGRADA e praticando-a. O papa Francisco Bergoglio, ao visitar o Brasil e ficar ciente das manifestações da juventude, “aconselhou ao governo brasileiro a investir mais nas crianças, adolescentes e jovens que recebem estímulos em suas retinas para projetarem imagens vislumbrando o futuro promissor ou não da pátria mãe, gentil.” Que o Deus, o Criador desta pródiga e abençoada Terra de Santa Cruz, ajude-nos a construir um país sem corrupção, mais ordem e mais progresso. SALVE 12 DE OUTUBRO, que está rubro de vergonha pela devassidão moral que campeia no solo brasileiro!
O DIA DE UMA CRIANÇA GREGA
No século V a.C, alguns filósofos gregos estavam preocupados com a educação da criança, esboçaram um projeto pedagógico. Algumas práticas na formação do CIDADÃO/CIDADÂ.
1. Mal surgia o dia, acordava-se e o/a pedagogo/a com a sua lanterna, ajudava a lavar-se e a vestir-se
2. Após a refeição da manhã, o/a pedagogo/a levava a criança para assistir palestra, aprender música e fazer ginástica
3. Depois de um banho, regressava a casa para almoçar;
4. À tarde regressava novamente para ouvir palestra, lições de leitura e sua escrita;
5. De regresso à casa, e sempre com o/a orientador/a, estudava suas lições, fazia os trabalhos de casa, jantava e ia deitar-se;
6. Não existiam fins de semana, nem feriados, nem férias, exceto os frequentes dias de festivais religiosos ou cívicos, que propiciavam bons dias de descanso.
A criança brasileira espera da sociedade, dos pais e da igreja o zelo especial.
(cf. castle, 1962: 65).
Juiz de Fora, 08 de outubro de 2017
IM Monte Castelo - Pastor Jorge. L. P. de Freitas
Pastor e Educador - Valdemar Trevenzoli
Comentários
Postar um comentário