“ ORA, A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ESPERAM, E A PROVA DE COISAS QUE SE NÃO VEEM” (HB 11.1).
“JESUS CRISTO É O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ” (HB 12.2).
FÉ É A VIRTUDE DIVINA QUE CAPACITA O HOMEM PARA SERVIR A DEUS, DINAMIZAR A IGREJA E SERVIR AO PRÓXIMO. RAZÃO É O CONJUNTO DAS FACULDADES QUE DISTINGUEM O HOMEM DOS OUTROS ANIMAIS. É A INTELIGÊNCIA HUMANA.
Cinco doutrinas bíblicas consideradas como base para Martinho Lutero elaborar as 95 teses que foram relevantes para a Reforma Protestante.
1-Sola Scriptura: Única regra de fé e conduta para o cristão;
2-Sola Gratia: Somente pela graça;
3-Sola fide: Somente pela fé;
4-Solo Cristo: O único entre Deus e os homens...;
5-Soli Deo Gloria: Ao Deus toda a honra e glória.
FÉ E RAZÃO
FIDEISMO: FÉ E RAZÃO. Fé e correlatos na Bíblia Sagrada, 245 vezes; Razão, 128 vezes. As questões de verdade religiosa, teológica, devem ser aceitas pela fé e não depender da razão. Em seu extremo, o fideísmo faz crer que o uso da razão é enganador. Os fideístas menos extremistas concordam que a razão é mais do que enganadora e incapaz de conduzir à verdade em relação à natureza divina e à SALVAÇÃO.
OS DOIS ASPECTOS DA FÉ CRISTÃ
1. Fides qua creditur, interno; insight divino.
2. Fides quae creditur, externo. Resultado da intervenção divina no ser humano.
Fides qua creditur, interno. É a fé pela qual se crê. É o meio pelo qual a auto-revelação de Deus é recebida, ou seja, o exercício da confiança em Deus como atitude interior.
Fides quae creditur, externo. É a fé em que se crê. É o real conteúdo ou composição daquilo que é revelado por Deus, ou seja, a aceitação intelectual de certas declarações sobre Deus transmitidas pela pregação ungida pelo Espírito Santo de Deus.
Fides qua creditur responde à pergunta, de que modo alguém crê em Deus?
Fides quae creditur responde à pergunta, em que se crê no que diz respeito a Deus.
A fé lógica é cronologicamente anterior à razão.
A prioridade do evangelho – da mensagem que desperta a fé e por isso pede a resposta da fé – sobre o ato da fé, e que a precede, é a chave para a solução do dilema. A fé vem da pregação (Romanos 10.17). A fé não nasce de si mesma e, sim, da mensagem da fé (Gl 3. 2,5); portanto é dom e presente de Deus, mas em sentido estrito não é “ação” de Deus, mas ação do homem, libertado e capacitado para a fé. Fé – ação relativa do homem; fé – obra de Deus absoluta.
Inequivocamente, cada pessoa tem o seu jeito de viver a fé. Tudo depende do encontro e do relacionamento que tem com o Espírito Santo, Jesus Cristo e Deus. Posso assegurar que fé não é magia, fantasia e nem um mito frenético produzido pela mente humana. Tacitamente, entende-se que a fé precede à razão, porque ela é construída no momento do insight ou relacionamento teândrico – Homem Deus. Tu não me criaste me criaste sozinho e tu não me levantarás sozinho ” (Santo Agostinho). Aqui está o ‘focal point‘ do ato de pertencer, pois Deus me pertence e eu pertenço a Deus, porque minha imagem foi restaurada.
A fé é como se fosse uma sementinha que Deus semeia na mente e no coração do ser humano aguardando a fecundação pelo Espírito Santo. De acordo com o livre arbítrio decide-se que ela fecunde. Semeia na minha mente e é fecundada no coração. Portanto, a fé é uma chave que abre porta para vislumbrar o universo divino. Ela descortina os horizontes da ação de Deus em nossa vida. A fé é o instrumento que Deus nos dá para conhecermos facultativamente o próprio Deus (Ap 3.7,8).
Segundo João wesley, fé é o conteúdo mesmo da nova realidade do homem criada pela realidade e atuação de Deus. Assim, o ser do homem e o ser de Deus se impregnam mutuamente pela fé e na fé. Pela fé e confiança Deus surge para construir um novo homem. Onde a fé e a confiança são falsas, não existe o verdadeiro Deus. A fé é o ouvido da alma pelo qual o pecador ouve a palavra do Filho de Deus e vive; é a voz que ressuscita os mortos quando diz: “Filho, teus pecados estão perdoados; a fé é o paladar da alma, pois por ele o cristão sente o gosto e vê que Deus é bondoso para com ele.
Fontes de pesquisa:
1.Biblia Sagrada;
2.João Wesley;
3.Martinho Lutero;
4.David Guretzki
5.Walter Klaiber
Juiz de Fora, 08 de agosto de 2017
Pastor Valdemar Trevenzoli. (86 anos de idade e 63 anos de pastoreio)
Comentários
Postar um comentário