Na década de 1980, o psicólogo norte-americano, Howard Gardner, identificou inteligências variadas. Segundo ele, considera-se que existem oito tipos de inteligência, que são:
I- LÓGICO-MATEMÁTICA
Remete à lógica, a números e fórmulas. A maioria dos testes de QI mede apenas essa inteligência.
II- LINGUÍSTICA
Evidente em poetas, escritores e nos que possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral.
III- MUSICAL
Está relacionada àqueles que têm a habilidade de compreender o som, captá-lo e transmitir sentimento por meio dele como instrumentistas e compositores.
IV- ESPACIAL
Pessoas dotadas desse tipo de inteligência têm facilidade de trabalhar com coordenadas espaciais e pensar em imagens, como arquitetos e artistas plásticos.
V- CORPORAL-CINESTÉSICA
Relacionada à capacidade de se locomover no espaço e ter boa coordenação motora; é essencial àqueles que se destacam nos esportes.
VI- INTERPESSOAL
Esta vinculada a pessoas que têm habilidade para lidar pessoa, pessoas, grupos e organizações vinculada a líderes, clérigos, mestres e políticos.
VII- INTRAPESSOAL
Relaciona-se ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, mesmo em situações desfavoráveis. O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela é um exemplo.
VIII- NATURALISTA
Esse tipo de inteligência foi proposto após a divulgação das idéias de Howard Gardner e está associado a quem tem facilidade em transmitir pela natureza, como é o caso dos índios.
SHOW DA FÉ, Élidi Miranda, com Informações da revista PLANETA.
IX- RELACIONAMENTO DA CRIATURA COM O SEU CRIADOR
CONSIDERAÇÕES: Ao ler a lista de inteligências Múltiplas, percebi que o expoente da psicologia esqueceu-se de listar a Inteligência, capacidade cognitiva, que a criatura usa para relacionar-se com o seu CRIADOR. “Salomão, o homem mais sábio do mundo,” deixou essa frase: Timor Domini principium sapientiae est (Pv 9.10). “Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos instruídos. Os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas é o poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Cor 1.19-24).
O apóstolo Paulo, ícone da Igreja Primitiva, considerou toda a sua sabedoria “como esterco por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo” (Fl 3.8). Fizemos uma reflexão sobre o assunto e enviamos para apreciação dos editores da referida revista e recebemos a resposta que adicionamos e enviamos-lhe para seu enriquecimento sobre o assunto que está na pauta de muitos religiosos que usam e abusam da virtude - FÉ. “ FÉ e razão são duas asas pelas quais o espírito do homem se eleva à contemplação da VERDADE,” que não é relativa, porém absoluta (Jo 8.32-36; 14.6).
A REVELAÇÃO divina precede e define princípios, valores, cores e sabores, sons e tons da VERDADE ABSOLUTA na vida do cristão (ã). A sereptana disse a Elias: “Eu reconheço agora que tu és um homem de Deus, e que a palavra do Yahweh, que sai da tua boca é verdade” Elias (1 Reis 17.24).
Comentários
Postar um comentário