Pular para o conteúdo principal

BEM DO REINO: ESPIRITUAL, EMOCIONAL, FÍSICO E INTELECTUAL

INTRODUÇÃO: A Bíblia afirma que os heróis da fé buscavam uma Pátria que, não é outra, senão a celestial – o Reino de Deus, que incluirá o Céu e a nova Jerusalém. 
Esta mensagem tem uma abrangência cósmica, porque Deus sendo:
   Onipotente - Deus tem poder absoluto (Gn 17,1; Sl 91.1).
   Onisciente - Ele é ciente de tudo (Jr 10.12; Pv 2.6);
    Onipresente - Ele está presente em todo lugar ao mesmo tempo (Sl 139 7,8). 
Ele planejou o mundo para ser uma família e Ele é o Pai (Jo 3.16). Como está essa família? Milhões de crianças abandonadas e famintas, adolescente, jovens e adultos enveredam-se para as drogas e violência. Deus amou e ama ao mundo, mas o homem na sua maioria despreza Deus e rejeita o seu amor. Por estimativa cerca de dois bilhões e quinhentos milhões incluindo simpatizantes, observem os princípios sagrados e servem ao Senhor dos senhores. Acompanhe, por gentileza, o pensa-mento do teólogo e escritor, Abraão de Almeida, na revista Show da Fé. Quer o homem creia ou não, Deus continua sendo REI DO UNIVERSO. O problema do homem é o próprio homem que envereda para as sendas do mal, não crendo no Deus que criou o Universo e tudo que nele há, forja deuses manipuláveis de acordo com os seus interesses.

O BEM ESPIRITUAL:

O Reino de Deus é o nosso bem espiritual. Quem é convicto de sua fé e professa Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, faz parte deste Reino e é herdeiro do bem espiritual. Nosso espírito estava morto (nos delitos e pecados (Ef 2,1), mas reviveu e tornamo-nos filhos de Deus. “O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Também somos herdeiros com Cristo (Rm 8. 16,17). O bem espiritual exerce influência sobre o nosso emocional; de onde vem o bem espiritual? Vem do nosso relaciona-mento com o Espírito Santo. Quando o nosso espírito está bem, o nosso emocional vai bem e o corpo está em ordem. Platão, o filósofo, disse: “o nosso corpo é uma casa de barro.” Segundo o apóstolo Paulo, o copo é o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). Se mantivermos bom relacionamento com o Pai, ela será nossa morada até partirmos deste mundo.

O BEM EMOCIONAL 

O bem emocional exerce influência sobre o bem físico. De acordo Watchman Nee, nossas emoções confusas são controladas pelo Espírito Santo ao adentrarmos o Reino. O bem emocional fica entre o bem espiritual e o bem físico. Sem dúvida, a emoção é o eixo que entre espírito e o corpo cujo equilíbrio vem do Espírito Santo. O bem espiritual exerce influência sobre emocional e o emocional sobre o físico. São três áreas que se harmonizam com ajuda do Espírito Santo.

O BEM FÍSICO

O bem espiritual gera o bem emocional e como decorrência põe em ordem a nossa casa - o corpo, que deve estar pronto para enfrentar e vencer as crises relacionais e as dores que nos sobrevêm. O perdão, sem dúvida, é melhor do que duas caixas de ansiolíticos. Os homens da ciência médica asseveram que muitas doenças são decorrentes da falta de perdão, ódio, vingança e inimizades. Afirmam que precisamos livrar-nos de tudo isso que provocam distúrbios circulatórios, respiratórios, glandulares, opressão e depressão. Disse Jesus “Perdoai, e perdoar-vos-ão!” (Lc 6.37). O perdão tem efeito miraculoso e é mais eficaz do que duas caixas de calmantes.

O BEM INTELECTUAL

Não se sabe por que o ser humano rebelde teima e foge da máxima bíblica:

OTEMOR DO SENHOR É O DA SABEDORIA” (Salmos 111.10).

Deus tornou louca a sabedoria dos sábio deste mundo (1 Co 1.20)

Deus dotou homem de sabedoria para praticar o bem e não diabruras evidentes. Essas práticas escravistas
Que escravizam a si próprio prejudicando o semelhante o seu semelhante. O homem usou a sua sabedoria e forjou muitos sistemas que não resistiram ao tempo que é um carrasco, decretando a sua sucumbência. Tais sistemas foram carrascos que fizeram a humanidade sofrer provocando o cataclismo social e de resto deixaram órfãos, viúvas, fome e miséria. O homem que é sábio aos seus próprios olhos e não tem o temor de Deus é classificado por Plautus, 254 anos a.C. como – “ HOMO HOMINI LUPO  ESTo  homem é lobo do homem. Entretanto, o homem só perde o estigma adâmico quando é LAVADO E REMIDO PELO SANGUE DO CORDEIROtem a imagem à semelhança de Deus, e não é um cristão teórico. Se nós atinássemos para esta realidade o mundo seria  bem  melhor.  Exemplo - “ George  W. Carver, cientista  botânico, perguntava todas as manhãs - SENHOR, QUE  QUERES QUE EU FAÇA?
Ao final destra mensagem, pediria, por favor, ao LEITOR que prestasse a atenção nas  últimas paras desta mensagem. ARMAGEDON aparece apenas uma vez na Bíblia, em Apo 16.16 - de maneira profética. Há um lugar que, em hebraico se chama “ Harmagedon onde os reis de toda a terra habitada serão ajuntados para a guerra do  GRANDE DEUS TODO-PODEROSO(Apo 16.14).  Quem vai lutar no  Armagedon? Sob o comando de JESUS CRISTO um exército celestial lutará contra os inimigos  de Deus e os derrotará. (Apo 19.11-16, 19-21).
“Quem são estes vestidos de branco? São os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Apo 7.14)  Este  é o povo do Reino de Deus “que é como areia do mar, que não se pode contar” (Apo 20.8). Artigo do teólogo Abraão de Almeida e algumas sugestões.

                                                                               Pastor e Prof. Valdemar Trevenzoli

Fonte de pesquisas:
1. Bíblia Sagrada
2. Revista Show da Fé – Teólogo Abraão de Almeida
3. Homem Espiritual – Watchman Nee - Shangai
4. José Saramago – Escritor Português
5. Platão, o filósofo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.