Pular para o conteúdo principal

Rev. Arthur Theodore Peterson

GRANDEZA DE ESPÍRITO E NOBREZA DE  CARÁTER
          Sinto-me feliz e, imensamente grato, pelo inaudito privilégio de escrever uma pequena história sobre o casal Rev. Arthur Theodore Peterson Jr. e dona Mariana Allen Peterson, ministro metodista. “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa de teu pai e vai para o Brasil que te mostrarei (Gn 12.1. Eles vieram de além mar, States, para o Brasil em 7 de dezembro de 1945. Rev. Arthur Theodore Peterson Jr. e dona Mariana Allen. Peterson um homem de escol e Mariana, uma heroína. O casal, pela causa do evangelho, sofreram a dor da separação dos seus entes queridos. Por expressão de gratidão, sugiro que seus nomes sejam escritos no livro “ Endless Line  Splendor ”Linha de Esplendor sem fim. São ícones que têm evidência nomeada por serem benfeitores que de tanto  servir, sua vida configura um holocausto para honra do Senhor.

No ano de 1950, Rev. Peterson, com a idade de 28 anos de idade, assumiu como gestor, a direção do Instituto Rural Evangélico, cheio de sonhos, dedicação extrema e vontade de progredir. Decidiram adotar-me como adolescente de 16¨para 18 anos de idade. Além do I.R.R, assumiu a missão de pregar o evangelho em todo o  norte de Colatina-ES. Muitas vezes ele me convidava para servir de companhia nas viagens, todos os sábados e eu não entendia por que. Descobri depois. Eu criava problemas na casa. Rev. Peterson estava ajudando-me para que me tornasse útil mais tarde como ministro do evangelho. Nós embrenhávamos nas florestas virgens procurando famílias metodistas. Certa vez o jipe caiu no buraco e ele usou guincho com o cabo de aço e saiu. Certa noite houve problema na hora de dormir. Ele não cabia na cama. Então disse: Trevenzoli hoje, o servo dorme na cama e o senhor dorme no chão. Ele pediu-me para ser responsável pela ED, em Porto Belo, mas se esqueceu que eu era analfabeto com 17 anos. Para cumprir a ordem, eu chegava na reunião e perguntava, quem saber ler? Eu sei, dizia um aluno. Então leia, por favor! Em seguida eu pregava. Assim se fez enquanto eu treinava um versículo para ler e pregar. Em julho ele transferiu-me para a Várzea Arroz, onde  havia 36 alunos 36 alunos. 

O Reitor sempre me ajudava a progredir na escola e na missão. Brasa na cabeça. Eu percorria uns quatro quilômetros a pé na via férrea. Enquanto eu caminhava uma brasa viva da máquina caiu no guarda/sol atingindo minha cabeça e senti cheiro de cabelo queimado. Rev. H.I. Lehman pediu um jovem para ajudar o Rev. Leon Strunk na plantação de três igrejas no vale do Rio Doce e o reitor disse: tenho um jovem, mas é meio bravo. Pode me ceder, porque gosto de pessoa brava. Trabalhamos no sistema de revezamento.

EDIFICAÇÕES. Rev. Peterson e dona Mariana puseram as mãos na massa e iniciaram as construções. Que coragem! Que dupla determinada e corajosa! Dona Mariana tinha calos nos oito dedos de tanto escrever fazendo campanha e angariando recursos para as obras. Os oito dedos eram calejados e o reitor garimpando material para construção. Lá ainda estão as suas marcas: edifício central: templo, salas de aula, salão, biblioteca, cozinha e refeitório.  Construiu o dormitório masculino e feminino, estábulo. TEMPLO. Lugar onde se buscava forças para seguir nas lutas, para treinamento de jovens para a missão de servir ao Senhor Jesus Cristo na missão de pregar o evangelho.

DESTAQUE DE HONRA. Por ser o homem que me deixou marcas imorredouras, deixei este destaque para o fim do texto. Já se foram alguns anos quando tive o desejo de conviver alguns dias com O VETUSTO HOMEM DE DEUS e fui visitá-lo, em Campanha, MG. No momento em que me vi ao lado dele escrevendo, senti-me como se Paulo aos pés de Gamaliel; ele mostrou-me alguns escritos e me disse, olhe para aquela folha, meu colega (colega! Não mereço e emocionei-me) e veja aquela folha. Ali estão trezentos nomes de PASTORES/as por quem eu oro todos os dias e por outras pessoas. Glória seja dada a Deus por todos nós! O experiente Peterson falava baixinho como que não preciso falar alto, porque ainda escuto bem. O importante não é o que fazemos, mas o que Deus faz usando-nos como seus instrumentos.

Viva Rev. Peterson, dona Mariana em nossa memória! Que sigamos o seu exemplo!
                                
Ex-aluno, ex-reitor do Instituto Rural Evangélico
Pastor Valdemar Trevenzoli e Laura Karl Trevenzoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO