Pular para o conteúdo principal

A CRIANÇA NA PÓS-MODERNIDADE


“Educa a criança no caminho em que devena ar andar e quando envelhecer lembrar-se-á e não se desviará dele” Provérbios 22.6

Testemunho. Dou-me conta de que souprilegiaddo privilegiado ao escrever este texto sobre a Criança. As redes comerciais estão mais interessadas em faturar do que na educação da criança. Lembro-me de minhas meninices de cinco a doze anos. Minha vidatinha limites estabelecidos. Cuidei de galinhas, ajuntei ovos, tratei de porcos, tangi bezerros para o estábulo, ajudei a fazer queijos e cuidei de hortas. Brinquei de pique será, será pegá, balanço, pião, pipa, corrupio, zumzum, chicotinho queimado e inventei outros brinquedos. Esse lazer chegou ao limite de oito anos, pois teve que iniciar a profissão 
de lavrador. Estudar? Nem pensar! Muitas vezes chorei ao ver as crianças brincando no recreio. Com
dezesseis anos, após a morte de meu pai, aconteceu minha conversão a Jesus Cristo, meu Senhor e salvador, e logo a seguir o chamado para o ministério, iniciei meus estudos no primeiro ano, em 1948. Fui internado em quatro colégios evangélicos, por providência divina, até terminar o curso na Faculdade de Teologia em São Paulo.
“Os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127.3). “A disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29. 15). Deus vocacionou o homem, a mulher para a construção do lar. O homem, por decreto divino, é gestor da missão paternal e a mulher cumpre a missão maternal. A terceirização da educação tem causado muitos problemas à família, sociedade e à Nação. O consumismo exige o trabalho da genitora porta afora quando, muitas vezes, a criança perde o cheiro da mãe, aconchego e o afeto indo para uma creche.
Construção do caráter. Esta missão inicia-se antes do nascimento do ser humano, de acordo com os princípios da eugenia. Esta missão exercida em 3D (três dimensões): “estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.52). O pastor e psicólogo H. Emerson Forsight, ao tomar conhecimento de que foi abolido o ensino religioso nas escolas dos States profetizou: “Brevemente a sociedade estará sob a ameaça de pequenos e grandes monstros.” Lá como cá, os monstros estão em evidência. A família é a oficina do caráter. Cada família tem ferramentas para forjar o caráter da criança, adolescente e jovem nos princípios da fé e nos postulados da honradez tornando-se fios de prata e de ouro para que o tecido da sociedade seja menos hipócrita, consumista e menos exploradora dos valores e ideais da juventude. “Ninguna nación esmejor que la vida hogareña de su pueblo”- Nenhuma nação é melhor do que a vida familiar do seu povo, (C. Coollidge). A Dra. Otília Chaves, insigne cristã metodista disse: “Com a criança que temos em nossas mãos, pagaremos no futuro uma dívida do passado. ” Ao construirmos o caráter da juventude, estamos construindo uma nação que tem prumo e tem rumo. 
O Brasil precisa, e com urgência, refletir sobre o caráter do seu povo, e isto não se faz apenas com decretos de governos, mas cumprir princípios da Carta Magna do Cristianismo - As Escrituras Sagradas - praticando-os. O papa Francisco Bengoglio, ao tomar conhecimento das manifestações da juventude brasileira, aconselhou o governo a investir mais nas crianças, adolescentes e jovens que recebem estímulos que projetam imagens vislumbrando o futuro promissor da PÁTRIA MÃE GENTIL. Que o Deus, Criador da pródiga e abençoada TERRA DE SANTA CRUZ, ajude-nos a construir um Brasil com menos corrupção, mais ordem e progresso.
No século V a.C, alguns filósofos gregos estavam preocupados com a educação das crianças e iniciaram o movimento pedagógico.

Citamos, abaixo, algumas práticas usadas na formação do caráter da criança: 
1. Ao iniciar o dia, o menino acordava e o pedagogo com sua lanterna, ajudava-o a lavar-se e a vestir-se; 
2. Após a refeição da manhã, o pedagogo acompanhava-o à palestra onde aprenderia música e ginástica; 
3. Após o banho, o menino regressava a casa para tomar a refeição; 4. O conhecimento sobre a natureza e animais; 
5. A religião tinha lugar especial na educação.



Pr. Trevenzoli 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

VARRENDO A CASA

(Lc  15.8-10) Modernização. Surgem meios modernos para fazer a limpeza, mas a vassoura continua sendo muito útil. Há milhões  de livros, mas a Bíblia é única. Há duas razões para se varrer a casa: varrer para manter a casa limpa higienizada. Ao amanhecer o dia inicia-se a tarefa. Varre-se para tirar o cisco e procurar o que foi perdido. Alguém apaga as lâmpadas. A escuridão domina, assim como as pessoas sem Cristo. Estão nas trevas.

O jovem mais belo e mais bem sarado

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Leia II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão, em  hebraico, אַבְשָלוֹם como o terceiro  filho  de  Davi  cuja mãe era Maaca. Havia uma grande desordem na  família  real.  Cada  filho  nascia  de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em muitas regiões do nosso País. Em II Sm 14.25,26, diz que não havia em  Israel  homem  mais belo e formoso do que Absalão.