Pular para o conteúdo principal

Total de visitas:

A vida de uma Criança - REFLEXÃO

“Educa a criança no caminho em que deve andar e quando envelhecer lembrar-se-á e não se desviará dele” (Pv 22.6).
Dou-me conta de que sou privilegiado ao compor esta reflexão sobre o Dia da Criança. Olhos arregalados e brilho nos olhos. As redes comerciais estão mais interessadas em auferir lucros do que no significado deste dia. Lembro-me de minhas meninices de cinco a doze anos. Minha vida tinha limites estabelecidos. Cuidei de galinhas, ajuntei ovos, tratei de porcos, tangi bezerros, ajudei a fazer queijos e aguei hortaliças. Brinquei de pique será, será pegá, balanço, pião, pipa, corrupio, zumzum, chicotinho queimado e inventei outros brinquedos. Esse lazer chegou ao limite de oito anos, pois tive que iniciar a profissão de lavourista. 
Escola, nem pensar! Fiquei triste, muitas vezes ao ver as crianças brincando no recreio. Somente aos dezesseis anos, após a morte do meu pai, iniciei meus estudos interno em quatro colégios trabalhando e estudando até terminar o curso na Faculdade de Teologia na capital de São Paulo.
Pequena história:
Meu pai deu-me ordem para buscar a Roseira no pasto. Ela era muito brava por ser a primeira cria. Fiquei apavorado e tremia de medo. Ah, se eu não fosse! Fui beirando a cerca. Escondi-me atrás de uma moita.  Fechei as narinas e imitei o bezerrinho. A vaca levantou a cabeça, pôs a cauda no dorso e disparou para o estábulo.
“Os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127.3). A disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29. 15). Deus vocacionou o homem e a mulher para constituírem o lar. O homem por decreto divino é gestor da missão paternal e a mulher cumpre a missão maternal.
Terceirização:
Muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos para responder ao assédio do consumismo compulsivo exigindo de ambos o trabalho porta afora. A criança com tenra idade é retirada do aconchego materno para uma creche e perde o colo, cheiro da genitora e o afeto maternal. Por melhor que seja a cuidadora não fará o papel da mãe. Sem dúvida, surgem os primeiros traumas emocionais por falta deste convívio.
Construção do caráter:
Esta missão inicia-se antes do nascimento do ser humano de acordo com os princípios da eugenia. Esta missão executa a pauta em 3D (três dimensões): “sabedoria,  estatura e em graça diante de Deus e dos homens (Lc 2.52).
O pastor e psicólogo H. Emerson Forsight, ao tomar conhecimento de que não haveria mais ensino religioso nas escolas dos States, profetizou: “Brevemente a nossa sociedade estará sob ameaça de pequenos e grandes monstros”. Lá, como aqui, estão à solta e praticando toda a sorte diabruras.
A família é a oficina do caráter. Cada família tem sua forja para modelar o caráter da criança, adolescente e do jovem nos princípios da fé e nos postulados da honradez, tornando-se fios de prata e de ouro para construir o tecido de uma sociedade menos hipócrita e menos exploradora dos valores da juventude. “Ninguna nación  es mejor que la vida  hogareña de su pueblo”- Nenhuma nação é melhor do que a vida familiar de seu povo(C.Coolidge).
A doutora Otília Chaves, insigne cristã disse: ”Com a criança que temos no presente, pagaremos no futuro uma dívida do passado”. Há um clamor no sentido de reformar o caráter do povo brasileiro e isto não se faz apenas com decretos de governos, mas observando a Constituição Divina e praticando-a.
O papa Francisco Bergoglio, ao tomar conhecimento das manifestações, aconselhou o governo brasileiro a investir na juventude que recebe estímulos em suas retinas, que projetam imagens, que vislumbram o futuro promissor ou não da Pátria Mãe, gentil.
Que Deus, o Criador desta pródiga e abençoada TERRA DE SANTA CRUZ, ajude-nos a construir uma sociedade onde todos, indistintamente tenhamos o direito de usufruir dos bens que Deus deixou-nos. Não se pode esquecer-se do lema francês: liberdade, igualdade e fraternidade. Que haja mais ordem e mais progresso. Salve 12 de outubro! Que de vergonha o céu não fique rubro pela devassidão que campeia no Solo Brasileiro.             
                                           O DIA DE UMA CRIANÇA GREGA
No século V a. C nasce a PEDAGOGIA cujos gestores são os filósofos Platão, Aristóteles e Sócrates, expoentes da cultura grega. Citamos, abaixo, algumas práticas abrangentes e sequenciais na formação do caráter da criança, adolescente, jovem e adulto.
1.        Mal o dia surgia, o menino acordava e o pedagogo que, com a sua lanterna, o ajudava a lavar-se e vestir-se;
2.        Após a refeição da manhã, o pedagogo acompanhava o menino à palestra onde ia aprender música e ginástica;
3.        Depois de um banho, o menino regressava a casa para almoçar;
4.        À tarde regressava novamente à palestra para ter agora lições de leitura e sua escrita;
5.        De regresso a casa, e sempre acompanhado pelo pedagogo, o menino estudava as suas lições, fazia os trabalhos de casa, jantava e ia deitar-se. 
6.        Não existiam fins de semana nem férias, exceto os frequentes dias de festivais religiosos ou cívicos, que constituíam bons dias de descanso para os jovens gregos (cf. Castre 1962: 65).
                                                                                  Pastor e educador Valdemar Trevenzoli
                                                                                  Site:www.pastortrevenzoli.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.