QUEM PROCLAMA O EVANGELHO, COM OBJETIVO DE RESGATAR O
PECADOR, DEVE ESTAR PREPARADO PARA PERCORRER UMA VIA-CRÚCIS.
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo
para colher os seus feixes” (Sl 126.6).
Verba
volant scripta manent – As palavras voam, os escritos ficam.
“Pensai e deixai pensar” (John Wesley). Escrevei e deixai
escrever. Falai e deixai falar, desde que não haja dessacralização.
PLANTAÇÃO
DE IGREJAS: Não há vaidade no que
escrevo sobre vitórias alcançadas e os percalços na vida de missionários.
Quem disser que é fácil executar o projeto de “Plantação de Igrejas,”
está equivocado. Quem tem consciência da desgraça daquele que está na
rota do inferno, está credenciado para exercer a missão de plantar
igrejas. Entendo um pouco de agricultura, porque fiz um breve curso de
técnicas agrícolas. Dou graças a Deus pelo privilégio de ajudar a
plantar e restaurar 34 igrejas em sete estados brasileiros. Apascentar
ovelhas saradas, perfumadas, com lã branca, de certa maneira, é “mamão
com açúcar ” ir ao encalço de ovelhas empestadas, com hálito do inferno
é doloroso, mas gratificante. Outrora éramos caçados por Cristo e hoje
somos caçadores de almas para o seu aprisco. Se o rurícola semeasse o
grão de cereais como semeamos o evangelho, já teríamos morrido de fome.MÃOS A OBRA: É preciso sair da zona de conforto, encher a aljava de setas ungidas e dispará-las contra as setas de Satanás, o roubador, matador e destruidor de vidas (Jo 10.10). “Eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos” (Lc 10.3). Estimulados pelo Espírito Santo saímos à procura de "mortos nos seus delitos e pecados” (Ef. 2.1), à semelhança de caçador de guaiamu. Não tem medo de lama e nem de sua Poá (Sl 69.2). Alguém me tirou do lamaçal. Estou convicto de que o único Estrategista da igreja é o Espírito Santo e não o homem. Para exercer a missão, coube-nos a árdua tarefa de inserção na sociedade através de várias atividades. Minha esposa lecionou em dois turnos, sem pró-labore, na Escola da missão. Lecionei no Colégio Batista cujo ganho era usado na assistência social, conforme autorização da Junta de Missões. À noite, preparava alunos para o ginásio. A paixão pelo resgate de almas era diuturna. Levamos cerca de 80 parturientes a hospitais, como também, enfermos para internação e consultas. Como é bom servir!
PREÇO PAGO: Pagamos alto preço para deixar sinais inapagáveis na missão. Há pastores e membros de igreja que têm preferência por sombra, água fresca e zona de conforto. “O evangelho não é elixir de bem-estar social” (Steuernagel), outros adotam política a fim de ganhar emprego (Misericórdia!) e uns poucos avestruzam nas universidades ou em atividades seculares. A Igreja é uma mãezona, porque dá tudo, não fiscaliza e não se atem ao PCB (Plano de Custo Benefício) “dos trabalhadores na vinha.” Há, também, pastores que estão a zelar de peixinhos dourados em aquários, pois no fim do mês têm pagamentos e muitos benefícios. Há uma plêiade de pastores e pastoras com um relevante cabedal cultural, mas quanto ao focal point
missionário deixam a desejar.
PROVAÇÃO: Fomos provados em nossa fé com choro, lágrimas e morte, quando plantamos a Igreja Metodista, em Vitória da Conquista, BA. Laura foi acometida de uma pré-eclâmpsia, descolamento de retinas e morte fetal de nossa filha Berenice, aos nove meses. Dr. Esaú e Dr. Jetro, médicos batistas, prestaram-nos socorro com uma junta médica. O Médico dos médicos acompanhou todos os procedimentos “no vale da sombra da morte” (Sl 23.4). Não tínhamos recursos e nem plano de saúde. Deus proveu e Laura reviveu. Sepultamento de Berenice. Preparei o funerário, fui ao cemitério e, quase sem poder falar, oficiei sepultamento. Cinco pessoas estavam presentes nas exéquias: Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, eu e o coveiro. “Deus dedit, Deus abstulit, sit nomem benedictum” - O Senhor deu, o Senhor tomou, seja bendito o nome do Senhor!
VIA DOLOROSA: Após 15 dias sem resultado positivo, os médicos prepararam um avião por conta própria a fim de levar minha parceira de missões para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Dr. Esaú fez mais uma tentativa receitando um remédio que seria a solução, mas as farmácias estavam fechadas. Procurei o irmão Ubaldino Filgueira, que já estava de pijama, mas ciente da urgência foi à sua farmácia e entregou-me o remédio. Antes da meia noite Laura ingeriu o pequeno comprimido e, logo a seguir começou a fazer efeito e um barulho no seu estômago. Ela estava hidrópica e verteu muito líquido. A visão foi restabelecida depois de 15 dias e Laura reassumiu suas atividades na missão. Essa foi a nossa via dolorosa que me levou a fazer um lamento: Ó Deus meu! Esta é a hora do teu milagre, do nosso milagre, porque tu disseste: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas e nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).
CONFIRMAÇÃO DE MILAGRES: Após 45 anos, uma oftalmologista solicitou o mapeamento computadorizado de retinas e constatou duas cicatrizes resultantes de cirurgias. Laura não se submeteu a nenhuma cirurgia durante os 15 dias e nem depois. Ninguém explica o milagre do Médico invisível. É crer somente. Outros milagres: três centros de candomblé perto da missão encerraram suas atividades após ouvirem as pregações do evangelho. Um umbandista desafiou-me no templo e eu lhe disse: em nome de Jesus e no poder do seu sangue, peço-lhe, por favor, sente-se e, ele o fez. Converteu-se e três meses depois foi batizado. Uma mãe de santo entrou no templo, vestida a caráter e disse: hum, hum, entrei no lugar errado. Eu lhe disse: não, a senhora está no lugar certo. Quase ao terminar o sermão, ela levantou-se e disse - Eu estou liberta e tornou-se uma missionária de Jesus Cristo. Certo psicólogo, planejava suicídio. Cheguei a tempo, exorcizamos o matador e, durante três meses, estudamos a Bíblia com o casal que se converteu e ele trabalha na missão batista como pastor. Graças ao Senhor pelas vitórias!
FRUTOS ABUNDANTES: Jamais deixamos de acompanhar os nossos sucessores denodados que seguiram cuidando e cumprindo a missão com zelo, paixão, avançando e definindo novos rumos para a conquista de vitórias em Conquista. O crescimento foi tão relevante que os levou a “alongar o
espaço das tendas.” Em 47 anos, a missão cresceu 1.880% totalizando 1.500 membros e sete igrejas. Se seguíssemos o exemplo desse spread missionário, teríamos uma classificação melhor no ranking das denominações evangélicas. O acervo administrativo oneroso, falta de visão (Não havendo revelação divina o povo perece (Pv 29.18), e visão utópica atravancam o crescimento demográfico da igreja. Há urgência de pró-atividade na execução de projetos missionários bem elaborados. “Não basta ser cristão, é preciso viver como cristão. Quero ver a igreja nas ruas” (Bergoglio). A igreja que se enclausura afeiçoando-se aos bolsões humanos nos cultos vespertinos e não expressa sua fé além do portão do templo, pode arrefecer. O teólogo Oscar Cullman afirma que Jesus usou 50,3% do tempo com o povo e autoridades e 49,7% com os discípulos. Como você usa o tempo que Deus lhe põe à disposição?
FINALMENTE: O Rev. Rogers viajou em gozo de furlough (2 anos de licença) e deixou Heleno para cuidar da igreja e evangelizar. Ao retornar dos States, foi ao templo e Heleno fez-lhe uma surpresa: Apresentou-lhe uma lista de 30 pessoas convertidas para ele batizar. Jesus está à procura de homens e mulheres desta estirpe que façam surpresas a seus pastores. “Já é tempo de deixarmos de polir as nossas armas na caserna e sair para a batalha espiritual” (Heinhard Bonnke). “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Evangeliza-se e vive ou não se evangeliza e morre. Não se esqueça, Deus tem um projeto para nós e ninguém nos impedirá de executá-lo. Nós estamos construindo para a eternidade. Glórias a Deus, pelas proezas no solo baiano, mineiro, capixaba, paulista e fluminense! É imensa a alegria de sermos escolhidos para trabalhar nesta missão tão gloriosa atribuída a anjos, mas delegada a nós por divina providência. Hasteamos a bandeira do Evangelho que tremula ao sopro do Espírito Santo.
Vou completar 84 anos de idade e 59 de pastoreio. Não
encerrei a carreira, porque assistimos aos usuários de narcótico e
entorpecente. Aqui terminamos esta pequena epístola. Que ela lhes seja
proveitosa.
Pr. Trevenzoli
Comentários
Postar um comentário