Pular para o conteúdo principal

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Na década de 1980, o psicólogo norte-americano, Howard Gardner, identificou inteligências variadas.  Segundo ele, considera-se que existem oito tipos de inteligência, que são:

I- LÓGICO-MATEMÁTICA

   Remete à lógica, a números e fórmulas. A maioria dos testes de QI mede apenas essa inteligência.

II- LINGUÍSTICA

    Evidente em poetas, escritores e nos que possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral.

III- MUSICAL

   Está relacionada àqueles que têm a habilidade de  compreender o  som,  captá-lo e  transmitir sentimento por meio dele como instrumentistas e compositores.

IV- ESPACIAL

   Pessoas dotadas desse tipo de inteligência têm facilidade de trabalhar com coordenadas espaciais e pensar em imagens, como arquitetos e artistas plásticos.

V- CORPORAL-CINESTÉSICA

   Relacionada à capacidade de se locomover no espaço e ter boa coordenação motora; é essencial àqueles que se destacam nos esportes. 

VI- INTERPESSOAL

   Esta vinculada a pessoas que têm habilidade para lidar pessoa, pessoas, grupos e organizações vinculada a líderes, clérigos, mestres e políticos.

VII- INTRAPESSOAL

   Relaciona-se ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, mesmo  em  situações  desfavoráveis. O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela é um exemplo.

VIII- NATURALISTA

  Esse tipo de inteligência foi proposto após a divulgação das idéias de Howard Gardner e está associado a quem tem facilidade  em transmitir pela natureza, como é o caso dos índios.
            SHOW DA FÉ, Élidi Miranda, com Informações da revista PLANETA.

IX- RELACIONAMENTO DA CRIATURA COM O SEU CRIADOR


CONSIDERAÇÕES: Ao ler a lista de inteligências Múltiplas, percebi que o expoente da psicologia esqueceu-se de listar a Inteligência, capacidade cognitiva, que a criatura usa para relacionar-se com o seu CRIADOR. “Salomão, o homem mais sábio do mundo,” deixou essa frase: Timor Domini principium sapientiae est (Pv 9.10). “Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos instruídos. Os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas é o poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Cor 1.19-24).
O apóstolo Paulo, ícone da Igreja Primitiva, considerou toda a sua sabedoria “como esterco por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo” (Fl 3.8). Fizemos uma reflexão sobre o assunto e enviamos para apreciação dos editores da referida revista e recebemos a resposta que adicionamos e enviamos-lhe para seu enriquecimento sobre o assunto que está na pauta de muitos religiosos que usam e abusam da virtude -  FÉ. “ FÉ e razão são duas asas pelas quais o espírito do homem se eleva à contemplação da VERDADE,” que não é relativa, porém absoluta (Jo 8.32-36; 14.6). 
A REVELAÇÃO divina precede e define princípios, valores, cores e  sabores, sons e  tons da VERDADE ABSOLUTA na vida do cristão (ã). A sereptana disse a Elias: “Eu reconheço agora que tu és um homem de Deus, e que a palavra do Yahweh, que sai da tua boca é verdade”  Elias (1 Reis 17.24).

          Pastor e Prof. Valdemar Trevenzoli. (Site: WWW.pastortrevenzoli.com).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO