Pular para o conteúdo principal

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Na década de 1980, o psicólogo norte-americano, Howard Gardner, identificou inteligências variadas.  Segundo ele, considera-se que existem oito tipos de inteligência, que são:

I- LÓGICO-MATEMÁTICA

   Remete à lógica, a números e fórmulas. A maioria dos testes de QI mede apenas essa inteligência.

II- LINGUÍSTICA

    Evidente em poetas, escritores e nos que possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral.

III- MUSICAL

   Está relacionada àqueles que têm a habilidade de  compreender o  som,  captá-lo e  transmitir sentimento por meio dele como instrumentistas e compositores.

IV- ESPACIAL

   Pessoas dotadas desse tipo de inteligência têm facilidade de trabalhar com coordenadas espaciais e pensar em imagens, como arquitetos e artistas plásticos.

V- CORPORAL-CINESTÉSICA

   Relacionada à capacidade de se locomover no espaço e ter boa coordenação motora; é essencial àqueles que se destacam nos esportes. 

VI- INTERPESSOAL

   Esta vinculada a pessoas que têm habilidade para lidar pessoa, pessoas, grupos e organizações vinculada a líderes, clérigos, mestres e políticos.

VII- INTRAPESSOAL

   Relaciona-se ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, mesmo  em  situações  desfavoráveis. O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela é um exemplo.

VIII- NATURALISTA

  Esse tipo de inteligência foi proposto após a divulgação das idéias de Howard Gardner e está associado a quem tem facilidade  em transmitir pela natureza, como é o caso dos índios.
            SHOW DA FÉ, Élidi Miranda, com Informações da revista PLANETA.

IX- RELACIONAMENTO DA CRIATURA COM O SEU CRIADOR


CONSIDERAÇÕES: Ao ler a lista de inteligências Múltiplas, percebi que o expoente da psicologia esqueceu-se de listar a Inteligência, capacidade cognitiva, que a criatura usa para relacionar-se com o seu CRIADOR. “Salomão, o homem mais sábio do mundo,” deixou essa frase: Timor Domini principium sapientiae est (Pv 9.10). “Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos instruídos. Os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas é o poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Cor 1.19-24).
O apóstolo Paulo, ícone da Igreja Primitiva, considerou toda a sua sabedoria “como esterco por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo” (Fl 3.8). Fizemos uma reflexão sobre o assunto e enviamos para apreciação dos editores da referida revista e recebemos a resposta que adicionamos e enviamos-lhe para seu enriquecimento sobre o assunto que está na pauta de muitos religiosos que usam e abusam da virtude -  FÉ. “ FÉ e razão são duas asas pelas quais o espírito do homem se eleva à contemplação da VERDADE,” que não é relativa, porém absoluta (Jo 8.32-36; 14.6). 
A REVELAÇÃO divina precede e define princípios, valores, cores e  sabores, sons e  tons da VERDADE ABSOLUTA na vida do cristão (ã). A sereptana disse a Elias: “Eu reconheço agora que tu és um homem de Deus, e que a palavra do Yahweh, que sai da tua boca é verdade”  Elias (1 Reis 17.24).

          Pastor e Prof. Valdemar Trevenzoli. (Site: WWW.pastortrevenzoli.com).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO