Pular para o conteúdo principal

A restauração de Pedro

INTRODUÇÃO: No contexto imediato, Jesus se manifestou aos discípulos. Segundo o texto, não deram muita importância e foram pescar, sob a direção de Pedro, e nada pescaram durante a noite. Bem cedinho, Jesus se manifesta e pergunta se tinham alguma coisa para comer e responderam que não. Jesus ordenou - lancem a rede para a direita. Pegaram muitos peixes e tiveram um momento para o lanche matinal comendo pão e peixe.
Este texto propõe a restauração de Pedro ao Ministério Apostólico.
PEDRO NEGOU AO SENHOR TRÊS VEZES
TRÊS VEZES O SENHOR PERGUNTOU A PEDROTU ME AMAS?
Está claro aqui que o AMOR é a condição suprema imposta aos APASCENTADORES DE OVELHAS.

I-AMAS-ME MAIS DO QUE ESTES DISCÍPULOS ME AMAM?

SIM, SENHOR, TU SABES QUE TE AMO
Dois vocábulos são usados aqui para traduzir a palavra    
“AMAR”:
  • Agapao (AGAPAO) está expresso nas duas primeiras indagações.
  • Fileo (FILEO) está expresso na terceira inquirição. Pedro usou sempre Fileo, (termo grego) em suas três respostas.
VEJAMOS AS DIFERENÇAS VERBAIS:
1. AGAPAO= Amor profundo. Amor divino;
2. FILEO=Significa ter simpatia. Grau inferior de amor.
Que tipo de amor temos para com Jesus? Amor interesseiro tão comum nos nossos dias?
v Amor histórico = Jesus da História
v Simpatia pelo evangelho, pelos crentes
v Simpatia por Jesus
v Simpatia pela igreja.

II-APASCENTA AS MINHAS OVELHAS

+Exposição das doutrinas mais básicas do Cristianismo
+Cuidado com os novos convertidos
Apascentar: meu tempo de garoto. Levar o rebanho às melhores e verdes pastagens. Livrá-lo da ervas venenosas, espinhos. Esta palavra se aplica aos crentes maduros, seus deveres e compromissos na igreja local.
Apascentar é providencia alimentação saudável para os
cordeirinhos e ovelhas=cuidar, guiar, governar, defender. Não é apenas oferecer o Pão da Vida. Disciplinar e outros cuidados. Prevenir contras as hienas, chacais, lobos e ladrões

III-Tão séria foi a negação de Pedro que Jesus pergunta pela terceira vez

TU ME AMAS, PEDRO? Jesus queria a reafirmação de   
Pedro para a restauração do seu Apostolado. Só na terceira pergunta Pedro sentiu-se nocauteado e foi ao tablado, ao  ringue  espiritual. Sentiu a realidade no mais profundo de sua alma.
APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.
Nos melhores manuscritos a expressão APASCENTA MINHAS OVELHINHAS transmite o afeto de Cristo aos remidos.
Somos as mãos,  os ouvidos, os braços, os pés, a boca, os ouvidos e olhos de Cristo. 
O ardor de afeto de Pedro foi reconhecido
A prova do amor de Pedro a Jesus o qualificou para apascentar.
O amor pelos perdidos, pelos redimidos está na razão direta do seu amor a Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

ESPÍRITO, ALMA E CORPO

1 Ts 5.23; Hb 4.12 “E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DIOSCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO”. FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.