Pular para o conteúdo principal

Total de visitas:

VAI TUDO BEM, SUNAMITA?


(2 REIS 4.26-37).

A sunamita era assistida espiritualmente pelo profeta Eliseu. Era uma mulher prestimosa e abnegada com o profeta Eliseu e Geazi. Ela não tinha filho e o seu marido era muito idoso. Eliseu decidiu profetizar o nascimento do filho. Então profetizou dizendo-lhe, daqui a um ano darás à luz a um filho e o abraçarás. Algum tempo depois o menino faleceu. Apesar da tragédia ela disse que tudo estava bem. Ela lembrou-se do profeta Eliseu e do Geazi seu moço. Ela caminhou 30km para falar com o profeta e pedir socorro. Eliseu moveu-se de compaixão e foi prestar socorro à sunamita.

TRÊS PERGUNTAS À MULHER SOFREDORA

I- Tudo vai bem contigo, Sunamita?

Confiante em Deus ela disse que tudo estava bem, apesar da tragédia da morte do filho. Ela era muito confiante em Deus e que ele era maior do que aquele problema. Estava certa de que o menino estava nas mãos de Deus e tinha esperança de que ele faria o melhor, por causa se sua fé nele e no profeta Eliseu. Aquela mulher tinha uma fé tão firme que nunca ia desanima. Era o único filho, que veio por milagre e que sua confiança em Deus e no profeta era evidente. Ela estava muito confiante de que teria o seu filho com saúde de volta à convivência do lar. Praza aos céus que as autoridades brasileiras cuidem e com mais zelo da juventude, a fim de ela seja o aval pleno no futuro de nossa Pátria.
O Papa Bergoglio, em visita ao Brasil, aproveitou o ensejo para pedir ao governo para investir mais na educação da juventude cuja inteligência abrirá a cortina do saber e do progresso. Decretar medidas austeras para sanar todo o tipo de mazelas que empobrecem e denigrem a nossa Pátria. Medida de segurança a fim de debelar o homicídio na juventude, porque o choro, as lágrimas de mães estão clamando por causa de seus filhos que são assassinados e estão indo prematuramente para a morada dos mortos - necrópole.

II-Tudo vai bem com teu marido, Sunamita?

Ela responde positivamente, porque o conhecia muito bem. Ora pois, há 2.915 anos, as esposas podiam afirmar confiante, mas hoje o marido vai para trabalho e dá graças a Deus quando ele diz – Mulher, cheguei! A morte ronda a vida de muitos chefes de família, masculino e feminino. Nesta republiqueta já foram a óbitos mais de um milhão de pessoas e dentre elas a evidência de jovens estão é alarmante. A população carcerária no Brasil vai além de 726 mil. Muitos são cônjuges e jovens. Muitos filhos ficam a Deus dará. O desemprego de milhões de brasileiros provoca uma crise social desmedida. É triste não poder expressar – TUDO BEM COM O MEU MARIDO E COM MINHA ESPOSA.

III-Tudo vai bem com o teu menino Sunamita?

Embora tristeza por causa da morte do filho, sem hipocrisia, reclamação e sem arrancar um fio de cabelo disse: “Vai tudo bem” profeta. A hipocrisia reinante na sociedade leva a pessoa a dar resposta vazia da presença de Deus, afirmando sem uma convicção espiritual e muitas vezes, sem conhecer as causas da morte do filho, que acontece por falta de assistência médica, alimentação e os pais dizem: “seja feita a vontade de Deus” recolher meu filho.” Vontade de Deus e má vontade política cujo capital está indo para seus bolsos: é a realidade cruel em que se vive neste país sendo que 60% de crianças e adolescentes, são pobres no Brasil.

CONCLUSÃO:

Tristemente o modismo religioso cria um clima de confiança e conforto falsos, uma moldura social sem o batismo de honestidade de quem tem a mente insensível em busca do vil metal. Afirmo que a família é a oficina do caráter. A presença do Filho do carpinteiro – Jesus, o Mestre - não pode estar ausente desta oficina, porque ela determina os parâmetros indispensáveis para emoldurar a imagem e o caráter, que estão sendo construído.
O pastor H. Emerson Forsight alertou ao governo americano, que a suspensão do ensino religioso nas escolas prejudica a juventude e a sociedade que está ameaçada pelos grandes e pequenos monstros. Estes monstros já estão agindo por aqui. Infelizmente em muitos lares está faltando muita ferramenta e se constata a ausência do Filho do carpinteiro. Sou apologista da educação em 3D, três dimensões: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.52).

Pastor Valdemar Trevenzoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

O Bom Pastor e as Ovelhas

João 10.5 e 9-10 -INTRODUÇÃO: É preciso ajustar a nossa vida com Jesus Cristo, o Supremo Pastor, para sentirmo-nos satisfeitos e calmos. A ovelha não é um animal muito exigente. Come o que se lhes dá a comer; bebe o que se lhes dá a beber. A igreja, na pós-modernidade tem pastores de todas as classes, habilidades e gostos. A bem da verdade, o título de pastor está um pouco desgastado. Surgem outras qualificações que dão mais status como apóstolo, profeta, missionário. Há pastor que prega o evangelho puro e transformador que “é o poder de Deus para a salvação de aquele que crê” (Rm 1.16), da cura, do exorcismo, da prosperidade, da libertação, do Quinto Evangelho do “nada a ver” e, faz uma salada que intoxica a alma ao invés de curar seus males.