Pular para o conteúdo principal

DEUSES QUE NÃO SÃO O DEUS DA BÍBLIA



No tempo linear, enquanto viajamos no kronos, que nos propicia equilíbrio e maturidade para singrarmos os mares do kosmos sem capotar. Esta reflexão clareou o horizonte de minha velhice, embora alguns não nos dão ouvidos. Às vezes deparo-me com alguns que cruzam o meu caminho. Seus ouvidos estão entulhados e obstruídos pelo cerúmen da pós-modernidade. O HOMEM do século 21 ainda não encontrou o seu RUMO, porque sem Deus e o seu PRUMO jamais o fará. Seu barco sem CRISTO, o excelente timoneiro, fica à deriva nos OCEANOS DO UNIVERSO.
Li, um texto sinalizando que até aqueles entendem de "DEUS e deuses" segundo sua visão perversa e pervertida, estão navegando nas águas turvas da sociedade moderna. O homo sapiens dá asas à sua mente fértil e, segundo José Saramago, ocupa-se em caldear deuses como no Egito e Babilônia no passado.

Hoje, temos muitos deuses:
"deus/fator cultura. fator/bélico, fator/econômico, fator/teologia, fator/bola, fator/sexo (S. Freud), fator/político gerando uma mixórdia. “Em tempos modernos chuva ácida está atingindo e crestando a mente do homem, que está prejudicando seu relacionamento com Deus e seus semelhantes tentando frustrar os projetos de Deus”
Valter Lipmann.

OS DOIS ASPECTOS DA FÉ CRISTÃ

1. Fides qua creditur, interno; insight divino.

Fides qua creditur, interno. É a fé pela qual se crê. É o meio pelo qual a auto-revelação de Deus é recebida, ou seja, o exercício da confiança em Deus como atitude interior.
Fides qua creditur responde à pergunta, de que modo alguém crê em Deus?

2. Fides quae creditur, externo. Resultado da intervenção divina no ser humano.

Fides quae creditur, externo. É a fé em que se crê. É o real conteúdo ou composição daquilo que é revelado por Deus, ou seja, a aceitação intelectual de certas declarações sobre Deus transmitidas pela pregação ungida pelo Espírito Santo de Deus.
Fides quae creditur responde à pergunta, em que se crê no que diz respeito a Deus.

A fé lógica é cronologicamente anterior à razão.
A prioridade do evangelho – da mensagem que desperta a fé e por isso pede a resposta da fé – sobre o ato da fé, e que a precede, é a chave para a solução do dilema.  A fé vem da pregação (Romanos 10.17). A fé não nasce de si mesma e, sim, da mensagem da fé (Gl 3. 2,5); portanto é dom e presente de Deus, mas em sentido estrito não é “ação” de Deus, mas ação do homem, libertado e capacitado para a fé.  Fé – ação relativa do homem; fé – obra de Deus absoluta. 

AINDA TEM MAIS ESCRITO, PORQUE A REFLEXÃO É EXTENSA.

             Abbraccio in la speranza che non rendi confusi, fratello
             Abraço da esperança que não gera confusão, irmão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM MAIS BELO – ABSALÃO

Absalão, em hebraico, אַבְשָלוֹם. Significado: Meu pai é paz. Ler os textos II Samuel 3.1-5; 13.21-29; 14.24-33; 15.1-12; 18.9-17 e 18.33 A Bíblia nomeia Absalão como o terceiro filho de Davi cuja mãe era Maaca. Havia muita crise relacional na família real. Cada filho nascia de uma mulher diferente. Infelizmente, esta anomalia social está acontecendo em nossa sociedade. Em 2 Sm 14.25 e 26, diz que não havia, em Israel, homem mais belo e formoso do que Absalão. Desde a planta dos pés até a cabeça, não havia defeito algum. Não havia academia de fisiculturismo. Ele não era ‘bombado,’ mas tinha o corpo sarado.

ESPIRITO, ALMA E CORPO – DOUTRINA FUNDAMENTAL

“E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" 1 Ts 5.23 "POIS A PALAVRA É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” Hb 4.12 FUNÇÕES RESPECTIVAS DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Convertido, Seguidor, Discípulo ou Discipulador?

“O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Pressupõe-se que, se a igreja tem convertidos, que se transformam em seguidor, e depois, em discípulo, ela precisa de discipuladorOu se evangeliza e vive ou não se evangeliza e morre. A evangelização e os seus resultados deixam igreja em clima de festa.Haverá sempre "uma festa no céu por um pecador que se arrepende”(Lc 15.7). Meu objetivo, ao apresentar este estudo, é estimular e enriquecer você para a prática do Discipulado. Há quatro estágios fundamentais para quem deseja ser fazedor dediscípulo:

VARRENDO A CASA

(Lc  15.8-10) Modernização. Surgem meios modernos para fazer a limpeza, mas a vassoura continua sendo muito útil. Há milhões  de livros, mas a Bíblia é única. Há duas razões para se varrer a casa: varrer para manter a casa limpa higienizada. Ao amanhecer o dia inicia-se a tarefa. Varre-se para tirar o cisco e procurar o que foi perdido. Alguém apaga as lâmpadas. A escuridão domina, assim como as pessoas sem Cristo. Estão nas trevas.